quinta-feira, 18 de junho de 2009

Prefeitura de Caruaru combate o trabalho infantil durante o São João

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) atua no São João de Caruaru, evitando que menores trabalhem na festa. Uma unidade foi montada dentro do galpão de serviços, no Espaço Cultural Tancredo Neves, no Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga e funciona durante toda a noite de quarta-feira à domingo.

Os pais que estiverem trabalhando no evento, não poderão ficar com as crianças por perto. Os menores que forem identificados em situação de trabalho serão recolhidos pelos conselheiros tutelares e levados para a unidade do Peti, onde terão apoio de monitores durante os horários de shows no Pátio do Forró e também durante os desfiles das Drilhas, depois desse período de tempo, as crianças são devolvidas aos pais, quando não existe a presença de um responsável elas são encaminhadas para a Casa de Passagem até que se apure o destino da família.

A ação é uma iniciativa da Secretaria da Criança, do Adolescente e das Políticas Sociais, integrada à Fundação de Cultura. “A Cidade São João do Carneirinho é um ótimo espaço para os pais levarem as crianças para conhecer e aprender muito sobre cultura, ver quadrilhas e passear, mas trabalhar no Pátio do Forró não é função de criança por isso, queremos acabar.” Avalia a secretária Martha Melo, titular da pasta que administra o Peti.

Quando recolhidas, as crianças encaminhadas para a unidade do Peti no Pátio do Forró têm apoio de monitores que realizam atividades recreativas, com brincadeiras, jogos educativos lanche e até um local para dormir enquanto os pais trabalham. A equipe do Peti é formada por 25 profissionais para atender nas noites e também durante a tarde, nos fins de semana com Drilhas, além da equipe de conselheiros tutelares que atuam na fiscalização de menores trabalhando em estacionamentos, venda de bebidas ou catando latas.

Todas as crianças recolhidas são pré-cadastradas para enviar até a secretaria, onde o histórico familiar será apurado e elas poderão ser incluídas nas unidades fixas do Peti, em Caruaru. Atualmente a cidade comporta três unidades sendo uma na zona urbana – no loteamento Fernando Lyra, e duas na zona rural, no Sítio Juá e Sítio Peladas.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é uma ação do Governo Federal , que tem o objetivo de tirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade, de atividades profissionais que sejam consideradas perigosas, ou seja, ofereça risco a saúde, educação desenvolvimento e segurança da criança. O Peti oferece atividades culturais, educativas, esportivas e de lazer no contra-turno escolar. Para serem incluídas no Peti, as crianças precisam ter de 7 a 15 anos, e famílias em situação de extrema pobreza.