Bandeirinhas, balões, comidas de milho e quadrilhas juninas pernambucanas serão o cartão de visita do Estado no workshop itinerante ‘Pernambuco Bom pra Você’, que visitará seis cidades nordestinas durante o mês de junho. As primeiras a receber o projeto são Salvador e Aracaju nos dias 8 e 9 de junho. A ação, que é realizada pelo Recife Convention Bureau e a Secretaria de Turismo de Pernambuco com o apoio do Recife e do Ipojuca, contemplará ao longo do ano 14 cidades brasileiras com a expectativa de participação de 4,2 mil agentes de viagens nas rodadas de negócios.
Na sua segunda edição, o workshop se reinventa com uma ação promocional focada em duas fases. Nas cidades visitadas no Nordeste, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia, o destaque da programação do evento será o São João. Os participantes serão convidados a integrar um arraial junino, degustando comidas típicas como canjica, pamonha, bolos, tapioca e milho-verde preparados pelos chefs César Santos, André Falcão e Alcindo Queiroz. O salão será decorado por Romildo Alves com bandeirinhas e balões. O show, que será comandado pelo maestro Spok e banda, promete colocar para dançar ‘agarradinho’ todos os agentes de viagens convidados.
Nas demais regiões, a ação ressalta o Carnaval e o sol e mar nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Uberlândia, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Campinas. Orçado em R$ 2,5 milhões, a expectativa é de que o projeto ultrapasse os 81% de aprovação registrados no ano anterior com o Pernambuco pra Você.
De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Sílvio Costa Filho, a ação pretende incrementar o fluxo turístico ao longo de todo o ano. “Esta segunda edição surge não apenas para dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2008 como firmar definitivamente o Estado na rota do turismo nacional. Mostrando que Pernambuco é um bom destino para ser visitado em qualquer época do ano”, afirma.
A ação de promoção é completada com o ‘Vendo Pernambuco’, iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco com o Recife CVB, em que são percorridas as agências de viagens de cada cidade com palestras in loco sobre o destino. “Aproveitamos para capacitá-los com uma palestra, treinando-os para vender nossos roteiros. Na ocasião, entregamos o Manual do Turismo de Lazer e o Manual do Operador para que possam se aprofundar em nossos atrativos turísticos”, completa José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife Convention Bureau.
Segundo o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, os agentes de viagem tem sido muito valorizados pela Secretaria de Turismo do Recife. “Com o Pernambuco Bom para Você, iremos estreitar ainda mais essa relação, a exemplo do que fizemos com o Recife te Quer”, assegura. A participação do Recife consiste na promoção e venda do destino diretamente aos agentes de viagem. Na ocasião, serão informados os dias em que há programação especial na cidade. “Além da venda direta, haverá o cadastro dos agentes de viagem na promoção Recife te Quer, que no mês de maio levou os 20 agentes de viagem do Brasil que mais venderam a capital pernambucana para participar de um game show, um jogo de perguntas e respostas que mediu o conhecimento do agentes sobre o Recife. A vencedora, que levou um carro 0km, foi de Goiás. O segundo lugar foi para Pernambuco, que ficou com uma moto. A TV LCD foi para a terceira colocada que ficou com a agência do Paraná”, lembra Samuel.
Cachaça – Uma das novidades deste ano é a inclusão da degustação de cachaça em todos os eventos. Genuinamente pernambucana, a bebida, que leva assinatura da Cachaçaria Carvalheira, terá seus rótulos à disposição dos convidados para apreciação durante o transcorrer do projeto. Além da cachaça, o ‘Pernambuco Bom pra Você’ vai levar o sabor dos vinhos pernambucanos às cidades por onde passar.
Fantasias – Além de receber pulseiras de identificação para a entrada, os convidados serão convidados a usar fantasias características dos festejos pernambucanos. Durante o coquetel, os participantes poderão registrar o momento com fotos que serão expostas no site do Recife CVB (www.recifecvb.com.br).
Parcerias – Nesta edição, o projeto conta com a parceria da companhia aérea TAM Linhas Aéreas e das operadoras Brasil Travel, CVC, Lux Travel, Tam Viagens e Visual Turismo – que exporão material específico sobre Pernambuco durante os eventos do ‘Pernambuco Bom pra Você’ e nas feiras que participarem no decorrer do ano, fortalecendo ainda mais a imagem do destino nacional e internacionalmente.
Pernambuco Bom pra Você Business – Ainda em 2009, o Recife Convention & Visitors Bureau pretende realizar, no Rio de Janeiro e São Paulo, eventos que possam agregar público corporativo, organizadoras de eventos e entidades de classe, com intuito de promover o turismo de negócios e captar ainda mais eventos para o Estado.