quinta-feira, 30 de julho de 2009

Espaço exclusivo para “eles” dentro de casa

Os homens correspondem à fatia de 60% dentre o público que trabalha na própria residência. Mas qual a melhor forma de adaptá-lo, deixá-lo confortável e realmente utilizável? Um home office pode ser pequeno como uma pasta ou grande como um quarto. É importante lembrar que criar um home office é adaptá-lo também às necessidades da casa.

Devido às mudanças que a tecnologia implementou nas relações de trabalho - internet, mecanismos de mensagem instantânea, telefone celular - é cada vez maior o número de pessoas que opta por trabalhar at home. Mas, mesmo que o espaço não tenha expediente em tempo integral, o fato é que o escritório deve ser um local agradável e, claro, bem decorado. A montagem de um home office adequado, no entanto, merece atenção especial seja qual for a atividade do usuário.

A iluminação do ambiente de trabalho, a ergonomia e praticidade do mobiliário, bem como instalações elétricas que evitem acidentes com os equipamentos. Para quem já tem um cômodo destinado para ser o escritório, tudo fica mais fácil. Se não é o caso, a solução é dar essa finalidade ao quarto de empregada, à despensa ou até mesmo a um closet. Espaços pequenos também podem se tornar um escritório agradável, desde que a arrumação dos móveis seja bem planejada. Aliás, os móveis são elementos fundamentais na hora de tornar o espaço funcional. Se o escritório for utilizado para receber clientes, é importante ter um jogo de sofás fino e confortável. Uma escrivaninha espaçosa é outra requisição, assim como uma mesa de centro. Na lista de itens básicos, não podem faltar mesa, cadeira - de preferência, ergonômica -, gaveteiro e armários. Se a intenção for utilizar o local também como biblioteca, estantes e uma poltrona confortável são itens essenciais.

Para lidar com os fios soltos dos equipamentos, uma alternativa é usar canaletas da cor da parede. A iluminação também não deve ser esquecida, principalmente para quem tem o costume de trabalhar de noite. Uma luminária potente pode fazer milagres. As persianas são boas opções para o ambiente, pois sujam menos que as cortinas, além de combinar com o aspecto mais sério que o cômodo exige. Para dar um toque mais feminino, os detalhes são essenciais para fazer a diferença. Um porta-lápis mais alegre ou porta-retratos espalhados, o toque da dona da casa muda o ar sisudo. Uma cor forte nas paredes também pode ficar interessante, assim como pinturas e esculturas, que deixam o ambiente muito mais bonito.

Equipando um home office: Com uma boa iluminação, faça do seu escritório um lugar que você goste e se sinta confortável para trabalhar. Isso não precisa de muito espaço. Na verdade, às vezes, é mais fácil planejar um espaço pequeno do que uma área maior. Se você pretende equipar um quarto, faça uma planta antes de comprar os móveis. Use uma escala de um centímetro e desenhe as janelas e as portas. Depois coloque vários rascunhos de desenho para alguns itens como a sua mesa e o computador. Planeje seu espaço de trabalho para ter lugar para como telefone e coisas mínimas. Deixe espaço suficiente para abrir seus armários. Eles são mais fundos que uma mesa. Use um mural para pregar os lembretes, calendários e a lista de "o que fazer". Coloque o quadro em um lugar que você pode vê-lo facilmente.

Para dar mais detalhes sobre o assunto, sugiro entrevista com as arquitetas Soraya Carneiro Leão, Bruna Lobo e Danielle Paes Barreto, do Arqmulti Arquitetos Associados.