terça-feira, 26 de agosto de 2008

4ª Olimpíada Brasileira de Matemática


Se inicia hoje a primeira etapa da 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Somando novos talentos para o Brasil. Arede de ensino da Prefeitura do Recife participam do evento com um total de 23.184 estudantes, dos 10 aos 17 anos, de 35 escolas municipais situadas em diversos bairros. Esses alunos são vinculados ao 3º e 4º ciclos de aprendizagem, de 5ª a 8ª série, além de estudantes da educação de jovens e adultos. Os competidores farão provas, em dois horários (10h às 11h30 e 14h30 às 16h) nas próprias unidades onde estudam.

Na edição do ano passado, cuja premiação foi entregue no último dia 11 de agosto, a rede municipal de ensino conquistou uma medalha de bronze, com o aluno Wellington Gonçalves da Silva, 15 anos, do Colégio Pedro Augusto, na Boa Vista. Outros oito estudantes rceberam certificados de menção honrosa.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um evento nacional promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Realizada nos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal), seu objetivo é motivar os alunos para o ensino da matéria e, ao mesmo tempo, descobrir novos talentos na área. Para isso, são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas aos alunos, professores e escolas que se destacam na competição.

Os melhores classificados também participam, durante um ano, do programa de aperfeiçoamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com bolsas de estudo do tipo Iniciação Científica Júnior. Nesta 4ª edição, o “torneio” deverá ser disputado por cerca de 15 milhões de estudantes.