quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Banda Sinfônica do Recife completa 50 anos



Criada pelo prefeito Pelópidas da Silveira e detentora de prêmios estaduais e nacionais, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife está comemorando os seus 50 anos de fundação em grande estilo. No V Concerto Oficial – Temporada 2008, que acontece hoje, às 20h, no Teatro do Parque, o grupo apresentará uma das músicas que integram o repertório do seu primeiro CD, que será lançado no dia 7 de outubro, data oficial do cinqüentenário.

A obra escolhida é “Melodia Sentimental”, de Heitor Villa-Lobos, com letra da poetisa e diplomata Dora Vasconcelos. A canção terá participação especial da cantora capixaba-pernambucana, radicada na França, Teca Calazans.

Com regência do maestro, violonista e arranjador Nenéu Liberalquino o concerto terá um repertório plenamente afinado com algumas das principais características do grupo nos últimos anos: o ecletismo, o refinamento, a tradição, a contemporaneidade, a universalidade e o nacionalismo (com ênfase para os valores culturais de Pernambuco). O maestro, com apoio da Prefeitura do Recife, promoveu a reestruturação e redefiniu o perfil artístico e musical da Banda Sinfônica.

Com entrada franca, o concerto trará em seu repertório, além de “Melodia Sentimental”, as seguintes obras e seleções musicais: “A Dança do Fogo” (do balé “El Amor Brujo”), de Manuel de Falla; “Adágio”, de Samuel Barbier; “Pixinguinha Medley”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda; “Ponta de Lança”, de Clóvis Pereira; “Richland Overture”, de John O’Reilly; “Cole Porter on Broadway”, de Cole Porter; e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.