terça-feira, 26 de agosto de 2008

Estudantes da rede municipal do Recife realizam exames oftalmológicos

Cerca de 100 estudantes, de 06 a 16 anos, de três escolas municipais do Recife, participam, nesta terça-feira, do 7º mutirão 2008 do Projeto Escola – uma parceria da Prefeitura com a Fundação Altino Ventura (FAV). O objetivo é identificar problemas visuais que afetam o dia-a-dia da criança e o seu desempenho em sala de aula.

Os exames oftalmológicos gratuitos serão realizados por médicos e voluntários da fundação, das 8h30 às 11h e das 13h30 e 16h, na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, na zona Sul do Recife. A unidade de ensino vai funcionar como posto avançado para mais duas escolas da rede municipal: Leão e a Abílio Gomes, ambas em Boa Viagem.

Os problemas mais comuns são miopia, astigmatismo e hipermetropia, mas há também casos mais graves, como estrabismo e pressão ocular. No caso da necessidade de uso de lentes corretivas, os óculos são fornecidos gratuitamente pelo município. Os demais casos são encaminhados para tratamento específico na sede da fundação, no bairro da Soledade (Centro do Recife). Até novembro deste ano, os exames oftalmológicos vão incluir mais nove escolas, sendo três por mês, a partir de setembro, examinando 100 crianças/mês.

Desde que foi firmado, em 2006, o convênio já distribuiu 219 óculos e encaminhou para outros tratamentos 136 alunos. A Escola Municipal Karla Patrícia está localizada na rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 700. Telefones: 3232.3003/3002.