sábado, 6 de setembro de 2008

Mercado de São José comemora 133 anos de fundação


O primeiro mercado público do Brasil e o mais tradicional de Pernambuco, o Mercado de São José chega aos 133 anos neste domingo, dia 7 de Setembro. A Prefeitura do Recife, promove na segunda-feira, dia 8, as comemorações do espaço público, referência na história e turismo da cidade. O evento contará com a presença do prefeito João Paulo, a partir do meio-dia.

Às 6:30 horas, os locatários e freqüentadores estarão em festa com uma queima de fogos e, logo em seguida, está programada uma lavagem com água de cheiro e defumação. O café da manhã será às 8:00 horas, e as atividades culturais e o culto evangélico ocuparão o espaço durante a manhã. O tradicional corte do bolo acontece às 12:00 horas, com a participação da cantora Voleide Dantas e, em seguida, Joel e teclado. Às 14:00 horas, uma orquestra de frevo animará os freqüentadores do mercado.

O mercado de São José ocupa uma área coberta de 3.541 metros quadrados. O prédio é formado por dois pavilhões, com 377 compartimentos de diversos produtos; 27 pedras de peixe; 34 barracas internas – para vender comidas e caldo de cana – e outras 70 espalhadas pela calçada do pátio. Atualmente, são 545 boxes no total. Artesanato em barro, corda e palha fazem do mercado pólo de atração turística. É ainda ponto tradicional do comércio de pescado.

História - O Mercado de São José foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1875, no antigo Largo da Ribeira do Peixe. Inspirado no Mercado de Grenelle de Paris, passou por modificações executadas por Louis Vauthier, arquiteto francês trazido pelo Conde da Boa Vista, também responsável pela a construção do Teatro de Santa Isabel. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Mercado é um raro exemplar da arquitetura típica do ferro no século XIX. Artesanato em barro, corda e palha fazem do mercado pólo de atração turística, além de ser ponto tradicional do comércio de pescado.
Serviço
Programação de aniversário do Mercado de São José

Dia: 08/09/08
6h30 – Queima de fogos
7h - Lavagem do Mercado com água de cheiro e defumação
7h30 – Apresentação de afoxé
8h – Café da manhã
9h30 – Culto evangélico
10h30 – Apresentações culturais
12h – Corte do bolo
12h às 13h30 – Participação da cantora Voleide Dantas
14h - Joel e teclado
14h às 17h – Orquestra de frevo