quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A trajetória de Apolônio de Carvalho é recontada no Recife

Um militar revolucionário, militante de esquerda, comunista e contemporâneo de importantes personagens da história brasileira, como Olga Benário e seu marido, Luiz Carlos Prestes. Esse é Apolônio de Carvalho, um homem de alma progressista que chegou a inspirar a criação de personagens da literatura, como o Apolinário, dos romances de Jorge Amado. Na lista de lutas, Apolônio de Carvalho combateu na Guerra Civil espanhola e na Resistência francesa contra a ocupação nazista. No Brasil, lutou contra as ditaduras de Getúlio Vargas e a dos militares, além de ser um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).

Uma história marcada por lutas a favor da democracia, seu objetivo maior de vida. Essa é a história de Apolônio de Carvalho que será detalhada no Recife, com a exposição "Apolônio de Carvalho – A trajetória de um revolucionário".

São 43 painéis que recontam a trajetória do militante. Organizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, a mostra só foi exposta no Brasil uma vez, no Rio de Janeiro. No Recife, a exposição é coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SJUDH). Vale destacar que sua abertura coincide com o aniversário de três anos de morte do militante.

Além das imagens, o público poderá assistir ao documentário "Vale a pena sonhar", que traz uma seleção de imagens das guerrilhas internacionais, além de trazer depoimentos de companheiros de luta de Apolônio de Carvalho. O documentário será exibido semanalmente na Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco (UPE). A direção do filme é dos curadores da exposição Rudi Böhm e sua esposa, Stela Grisotti.

Para o secretário-executivo, Rodrigo Pellegrino, é importante manter acesa a história de um homem combatente como Apolônio de Carvalho. Segundo ele, a história de luta e os princípios defendidos pelo militar têm total consonância com os ideais defendidos pela Secretaria e pelo Governo do Estado, como um todo. "Essa é uma justa homenagem ao personagem que, em toda sua trajetória, defendeu os princípios e valores que representam a idéia do Estado Democrático de Direito, da prevalência da paz e do respeito aos direitos humanos", reforça o gerente da SJUDH, Paulo Moraes.

Serviço
Exposição Apolônio de Carvalho – A trajetória de um revolucionário
De 23 de setembro a 23 de outubro
Estação Central metrô do Recife