quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Apimentando sua receita

Elas atraem muitos olhares por terem formatos bonitos, coloridos e muito cheiro. Por outro lado, ainda são temidas por muita gente quando incluídas nos ingredientes de alguns pratos. Estamos falando da frutinha que provoca uma sensação de ardor na boca: a pimenta.
Difundido em todo o mundo, o condimento, considerado afrodisíaco, desde o século 16, tem entre os seus significados malícia e erotismo, por proporcionar uma intensa sensação de prazer depois de consumido. Esse condimento de sabor picante e de inúmeros tipos é bastante utilizado na culinária brasileira, seja em casa ou em restaurantes, na elaboração e decoração de pratos ou durante a refeição, para dar aquele sabor a mais.
Os frutos maduros são vermelhos, mas podem variar desde o amarelo, alaranjado, salmão e roxo até o preto. E os formatos podem ser alongados, arredondados, triangulares e quadrados, dependendo da espécie. No Brasil as mais consumidas são: a malagueta, dedo-de-moça e cumari. Cada uma ganha novos aromas e sabor, de acordo com o clima da região onde é produzida, e tempera os mais variados pratos.


Geléia de Pimenta Cambuci


Por despertar sensações fortes no paladar, os cozinheiros ensinam que, como todo condimento, é preciso saber usar. E sem exageros. A famosa malagueta, por exemplo, é perfeita para “esquentar” o acarajé e a feijoada. Enquanto que a pimenta do reino moída na hora cai bem em qualquer comida. A chefe do buffet Porto Fino, Rafaela Suassuna, dá a dica para quem quer preparar molhos vermelhos com a pimenta calabresa. “Para molhos de tomate (vermelhos) nunca utilize a pimenta do reino, sempre a calabresa moída, encontrada nos melhores supermercados do Recife”.

Para quem quer experimentar diferentes pratos com o uso da pimenta, a dica da chef é começar consumindo as menos ardentes como a cambuci, a biquinho e as de cheiro sem sementes. Os que preferem sabores mais picantes, a sugestão é comprar as com azeite, que proporcionam uma maior liberação de capsaicina (substância que provoca o ardido da pimenta). Outra opção é misturar chocolate com pimenta. Essa junção pode parecer exótica, mas, segundo os especialistas no assunto, rende pratos saborosos. Há ainda quem utilize a pimenta como um tempero do amor, um afrodisíaco. Então que tal aproveitar essas dicas e colocar a mão na massa? A seguir, uma receita de geléia de pimenta cambuci, usada no canapé de carpaccio com mostarda dijon, preparada pela chef do buffet Porto Fino, Rafaela Suassuna.

Geléia de Pimenta Cambuci

INGREDIENTES:
Pimenta Cambuci
1 kg de açúcar cristal
4 garrafas vinagre de vinho branco
MODO DE PREPARO: Abra a pimenta cambuci e limpe as sementinhas e a parte branca de dentro (onde ficam grudadas as sementes). Após abri-las, corte em quadrados bem pequenos.Coloque água para ferver sete vezes e lave a pimenta nessas águas ferventes.Toda a pele da pimenta irá desgrudar dela.Feito isso, coloque 1 kg de açúcar cristal para derreter. Quando chegar em ponto de caramelo, adicione o vinagre de vinho branco e as pimentas (que já estão em quadradinhos, sem pele e sem semente). Quando o cheiro do vinagre evaporar por completo, pode desligar o fogo e esperar esfriar.
Já temos a nossa geléia pronta!
Para o canápé de carpaccio, faça o seguinte:

INGREDIENTES:
Pão preto
Mostarda Dijon
Carpaccio de vitela
Pepino japonês
Geléia de pimenta cambuci
MODO DE PREPARO: Pegue as fatias de pão preto e passe uma leve camada de mostarda Dijon. Fatie o pepino japonês em finíssimas fatias e "cole-os" em cima do pão preto.Acima do pepino japonês, disponha fatias de carpaccio de vitela até "completar" o pão preto.Para decorar e dar aquele sabor especial, coloque a nossa geléia de pimenta cambuci em cima do carpaccio.Corte as bordas com faca afiada e depois em triângulos grandes.Sirva em bandejas decoradas com pimentas variadas em um petit comitê em casa. Você vai arrasar!
Serviço
Buffet Porto Fino Recepções
Rua Sant’ Anna, 65, Casa Forte, Recife - PE
Informações: (81) 3441.1708
*Foto: Kika Costa