quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Franquias da Microlins profissionalizam e encaminham para o emprego

Profissionalizar e encaminhar para o mercado de trabalho. Esses são os objetivos principais da Microlins, escola de profissionalização que nasceu em Lins, interior paulista, há 17 anos e que em Pernambuco possui 31 unidades projetadas e 27 em operação. Quatro das 27 escolas pernambucanas estão sob o comando dos irmãos e sócios Cristiana, Carolina e Ruy da Fonte Porto Carreiro. A primeira escola do grupo foi aberta em Olinda, em 2002.

A Microlins tem cumprido papel importante neste segmento. Cristiana da Fonte diz que as unidades que administra com os dois irmãos, já encaminham 20% dos seus inscritos, sem compromissos, mas com orientações básicas, para empresas que mantém contatos com a franquia em busca de indicações. "São empresas parceiras que precisam de mão de obra especializada e aproveitam os alunos que aqui chegam e saem com uma profissão, prontos para atuarem em suas respectivas áreas", afirma.

A Microlins oferece mais de 40 cursos e em diversas áreas, como informática básica, montagem e manutenção de computadores e redes, inglês, desing e web com aulas de corew draw, photoshop, flash, HTML, dremweaver e projeto de desing; operador de caixa, atendimento a clientes e operador de telemarketing, rotinas administrativas, turismo e hotelaria, entre outros.

São cursos com duração entre 6 e 8 meses, com preços variando de R$ 130,00 a R$ 150,00. São mais de 2 mil alunos nas quatro unidades administradas pelos irmãos e sócios da Fonte Porto Carreiro. Mas, o diferencial é mesmo o encaminhamento para o emprego através da profissionalização.

Todas as unidades da Microlins e as franquias operadas pelos três irmãos (o grupo possui ainda unidades da Microlins em Jaboatão, no Centro, e duas no Recife, na Boa Vista e a mais recente inaugurada dia 15 último na Rua do Livramento, bairro Santo Antônio, ocupando casarão histórico tombado pelo Iphan e restaurado pelos empresários), mantêm programa de encaminhamento para emprego.

As unidades possuem uma Gerência de Encaminhamento para o Mercado de Trabalho, onde os alunos são preparados para ocuparem as vagas disponibilizadas. "Essa é uma das nossas preocupações. Preparar nossos alunos para que tenham chances no mercado. Temos uma lista de empresas parceiras que abrem as portas diariamente para esses jovens", acrescentou a sócia Carolina da Fonte.

Conforme a Coordenadora de Recursos Humanos da Microlins Boa Vista e Centro, Ana Paula Barreto, as empresas mantêm contatos diários com a escola em busca de candidatos. "Além dos cursos, os alunos passam ainda por aulas gratuitas de marketing pessoal, preparação de curriculuns e entrevista para emprego, além de oito palestras, também de graça, educacionais e motivacionais", acrescentou. Os candidatos são enviados para as entrevistas sem nenhum custo para as empresas.

Segundo balanço nacional da franquia, no mês de setembro a Microlins em Pernambuco foi o segundo Estado em encaminhamentos para emprego, perdendo apenas para Minas Gerais. Em produtividade, as escolas daqui então em oitavo lugar entre as mais de 700 unidades da franquia existentes no país.

"Cada vez mais temos procurado tornar nossos cursos atraentes para o mercado, encaminhando mais jovens e gente de todas as idades para ocuparem vagas de empregos que surgem todos os dias", assinalou o empresário Ruy Porto Carreiro Filho, que comanda com as irmãs as franquias Microlins Recife, Jaboatão Centro e Olinda.

Cursos sob encomenda - A Microlins também oferece oportunidades de cursos vips, que são aqueles que levam especializações para as empresas. "A Perdigão, Vale das Aves, Banco do Brasil e tantas outras, já nos procuraram, inscreveram grupos em busca de aperfeiçoamento para determinadas atividades", conta Cristina da Fonte.

A empresária lembra que existem também na Microlins cursos semanais gratuitos. "Àqueles que não sabem exatamente se querem este ou aquele curso, podem participar de uma aula gratuita, por exemplo, de preparação de caixa de supermercado, de telefonista, de telemarketing, entre outros e depois decidir o que cursar", orienta.

As unidades tocadas pelos irmãos Da Fonte Porto Carreiro movimentam em média 20 a 30 alunos por cursos e uma equipe de 150 funcionários, sendo 40 educadores.

Serviço
Microlins Recife Centro: Rua do Livramento, 21, Santo Antônio. Fone: (81) 2138.2222
Microlins Boa Vista : Av. Conde da Boa Vista, 1583, Boa Vista. Fone: (81) 3222.2295
Microlins Jaboatão Centro: (81) Av. Barão de Lucena, 406, Jaboatão dos Guararapes. Fone: (81) 3481.8100
Microlins Olinda – Av. Getúlio Vargas, 1646, Olinda. Fone: (81) 3429.8005