sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Dix Sept é opção de boa culinária francesa em Casa Forte

Camarão ao Gergelim

Comandada pelo Chef Mero Petribú, a casa quer propagar receitas que mesclam conceitos da França com pitadas de brasilidadeCulinária francesa contemporânea em pratos bem abastecidos. Tudo isso, ainda com uma boa pitada da mesa brasileira, que finalizam as receitas com um toque diferenciado. Essa é a proposta do Dix Sept, restaurante localizado no bairro de Casa Forte e sob a tutela do chef Mero Petribú.
Nascido em Pernambuco, e com cidadania franco-brasileira, Petribú revela, desde muito novo, ser apreciador da culinária da França, onde passou parte da infância. Dessa, assimilou diversos conceitos que se uniram as experiências profissionais em outros países, acrescida à própria criatividade. Além de conhecidos endereços gastronômicos franceses, como Les Terraces, em Lyon, e Le Petit Nice Passedat, em Marselha, o chef passou pelos renomados The Park Club, em Londres, e o Arvak, em Barcelona, que lhe renderam sólidas influências da cozinha inglesa e espanhola. De volta ao Recife, após oito anos de atuação na Europa e no Sudeste brasileiro, Mero Petribú abre o Dix Sept.
Entre as entradas, filezinhos de agulha envoltos em manga com geléia de limão e pimenta de cheiro; peito de pato finamente laminado ao molho de laranja e crocante de mandioquinha; e camarão ao gergelim acompanhado de mel-mostrada e shoyo. Entre os pratos principais, fartas opções de frutos do mar, massa, carnes e aves. Para os que preferem frutos do mar, a casa apresenta a lagosta recheada com redução de laranja, ratatouille e gengibre e o salmão crocante ao pistache acompanhado de mandioquinha na manteiga.
Se a idéia é se deliciar com carnes, o diferencial é o Carré de cordeiro com lentilhas francesas, molho de milho acompanhado de uma torre de berinjela e tomate ao forno, além do Pato assado ao próprio molho com cogumelos e arroz crocante. No menu ainda se sobressai o Medalhão de filet mignon ao molho de mostarda a l'ancienne e risoto de cogumelos ou ao molho Bearnaise com batata rústica. Finalizando a noite, o Dix Sept abre espaço para o nosso tradicional bolo-de-rolo, que vem torrado e servido com sorvete de goiaba e raspas de queijo do reino.
O chef Mero Petribú comandará a cozinha sozinho, mas na parte administrativa ele conta com o apoio dos sócios Marcelo Petribú, João Domingos Azevedo e Roberto Filho. Domingos, que é arquiteto, através do seu escritório Metro Arquitetura, é quem assina a paginação do espaço. Fixado em uma casa antiga, o projeto explora elementos já existentes do local, como os gradis de ferro, tapetes de mosaico e parede de alvenaria aparente. O arquiteto ainda pontua a execução de um ripado de madeira nas paredes para solucionar a questão da acústica dando mais comodidade à clientela. A utilização de várias cores nas forrações do mobiliário e intervenções artísticas da artista plástica Catarina Bivar utilizando espelhos antigos arrematam o visual do ambiente. O salão comporta 48 lugares, inclusive com mesas para grupos de seis ou oito pessoas. Há ainda um lounge na parte superior, para 20 pessoas, indicado para a degustação de comidas rápidas entre conversas e a apreciação de bons vinhos. E, por falar na bebida, o Dix Sept terá uma carta com 120 rótulos, armazenados em uma adega de vidro, montada no próprio salão, com capacidade para 300 garrafas.
Entre os destaques, os orgânicos produzidos no Chile, como os Emiliana; e o branco Dom Pedro de Souto Maior, espanhol da Rías Baixas. Toda adega do restaurante é abastecida pela Ingá Vinhos Finos.
Serviço
Dix Sept
Av. 17 de agosto, 1483, Casa Forte, Recife - PE
Fone: (81) 3269.1717

*Foto: Ana Helena Pinheiro