quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Marrocos é revisitado em exposição fotográfica

Catorze imagens expostas na Artefacto Recife retratam a arquitetura marroquina, explorando, principalmente, o contraste de cores. Intitulada Sob o céu do Marrocos, a mostra fotográfica é a primeira do diretor de estilo da marca de móveis, Wair de Paula, que vem ao Recife para a noite de vernissage, na quinta, 23 de outubro, na loja, em Boa Viagem. O público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais dos costumes e da cultura dessa civilização tão cheia de histórias. Também na ocasião, será apresentado o novo show room da Artefacto.

Para montar a exposição, de Paula levou pouco mais de um ano. As fotos foram produzidas entre o final de 2006 e início de 2007 durante uma viagem a Marrakech, onde foi comemorar o Ano Novo. "Tenho amigos que possuem um belíssimo hotel na cidade. Através deles tive uma experiência absolutamente única de conhecer costumes e sutilezas daquele país com uma intensidade incrível". Para o diretor de estilo, o Marrocos sempre esteve em seu ideal estético por conta da profusão de elementos, cores e ornamentos. "Mas confesso que toda a minha expectativa foi superada logo no primeiro impacto", acrescentou.

Veio, então, a etapa mais demorada, a da seleção das fotos (inúmeras) e escolha do fio condutor da exposição: fazer com o expectador perceba que o Brasil e o Marrocos têm muito mais em comum do que se pode supor. "Entre os elementos que encontramos em ambos os países, o azul intenso do céu, os contrastes de luz e sombra e a estética resultante da soma de influências e culturas. Se eu conseguir passar o mínimo que for destes conceitos, estarei realizado", comenta.

Autodidata, Wair de Paula possui apenas cursos básicos de fotografia, mas demonstra imenso apreço pela arte. "Sempre consumi muitas informações de alguns artistas que considero mestre em fotografar, como o senegalês Seidou Keita, o francês Pierre Verger e o americano Peter Beard, cuja exposição sobre cemitérios de elefante, na África, até hoje permeia meu subconsciente". Atualmente ele está apaixonado pelo trabalho do espanhol José Manuel Ballester, que, segundo de Paula, consegue transformar espaços e arquiteturas em ambientes altamente desconcertantes. "Adoro também Ana Maria Mariani. Ela fez uma exposição na Bienal de São Paulo, há muito tempo, sobre as fachadas do Nordeste. Creio ter sido este o pontapé inicial para a minha admiração pela fotografia", revela.

SHOW ROOM – Ao mesmo tempo em que recebe a mostra de fotografias, a Artefacto celebra o lançamento do novo show room da loja, desenvolvido para o verão que se aproxima. Como tendência, a descontração no uso das cores, em especial os tons de azul com inserções de carmim. Entre os vários materiais utilizados, a fábrica de móveis apostou principalmente no aço, vidro, ébano e fibras em geral.

Os destaques ficam por conta do sofá Hong Kong, que oferece duas possibilidades de encosto com alturas diferentes; da mesa de jantar Eos, com um tampo de cristal flutuante; da mesa de centro Croix, desenvolvida com grafismo no tampo alternando microtextura e couro, e da mesa de centro Ellis, com tampo em espelho e base em microtextura.

Serviço
Artefacto
Rua Atlântico, 139, Boa Viagem, Recife - PE
Fone: (81) 3465.8182