sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Bonne Maman

A geléia francesa é uma boa dica para complementar a ceia natalina
Em termos de novidades, a Casa dos Frios é imbatível quando o assunto é Natal e Réveillon. A delicatessen brinda seus clientes semanalmente com a chegada de novos produtos. E a geléia Bonne Maman, uma das mais conhecidas no mundo, líder na França com 35% de participação no mercado de geléias finas, referência de qualidade e tradição, acaba de ocupar espaço privilegiado nas prateleiras das unidades da delicatessen, na Rui Barbosa e Boa Viagem.

A embalagem com aquela tradicional tampinha em xadrez é inconfundível. Meio sumida do mercado brasileiro por uns tempos, a geléia voltou em grande estilo para alguns pontos comerciais tradicionais do país, como em São Paulo, na reconhecida Casa Santa Luzia e, aqui no Recife, na Casa dos Frios. Em potes de 370 gramas, sua embalagem bem que também pode resultar em recipientes interessantes, pós uso , para temperos e mantimentos de cozinha, por se constituírem em singelas embalagens com tampas personalizadas, lembrando o xadrez vick de toalhas de mesas para pic-nic. As geléias Bonne Maman ganha versões em sabores variadas: grosellha, framboesa, casis, amora, laranja, pêssego, damasco e frutas vermelhas, entre outras.

A Bonne Maman pode ser usada para comer com fatias de pão, torradas ou bolachas no café, cobrir tortas, misturar com sorvetes ou ainda, acompanhar pratos salgados como assados. Saudáveis, dizem ajudar com suas fibras solúveis a diminuir o colesterol e provocam energia. O potinho custa R$ 14,80. A marca francesa é uma das mais procuradas quando o tema é geléias, no universo da gastronomia. Os especialistas lembram de suas características consistentes na elaboração de receitas .

Muitos lembram que para comprar uma boa geléia, deve-se ter alguns cuidados. O produto deve ser transparente, brilhante, sem sedimento e ter a cor e sabor da fruta de que foi feita e, quando despejada sobre um prato, deve conservar o formato da vasilha em que foi guardada. A boa geléia treme quando se mexe com ela e é fácil de ser cortada, sempre conservando sua forma, ensinam.

As geléias são complementos gastronômicos cada vez mais utilizados pelos chefs e por quem gosta de cozinhar. Existem diversas marcas disponíveis no mercado. A casa dos Frios também oferece uma variedade infinita, entre elas as artesanais brasileiras produzidas pela Senhora das Especiarias, de qualidade também reconhecida. "As geléias na verdade são conservas de frutas ou de outros vegetais, como o tomate e a cenoura, cozidos em açúcar e levados à consistência geleificada apropriada, provocada pela combinação do açúcar, pectina e ácido contido nas frutas. É o equilíbrio dessas substâncias que irá garantir a consistência ideal para que a gente obtenha uma boa geléia", ensina a chef Rafaela Suassuna que comanda o cardápio do Buffet Porto Fino, em Casa Forte.
Ela ensina ainda que a pectina é uma substância que todas as frutas contêm, em maior ou menor quantidade e que determina a quantidade de açúcar que deve ser utilizada e o tempo de apuração. "Antes de fazer a geléia é importante verificarmos qual o teor da pectina e acidez da fruta. Dependendo disso, a adição de açúcar a gente combina", diz Suassuna, nos cedendo a tabela balanceada, neste sentido.

Serviço
Casa dos Frios
Av. Rui Barbosa, 412, Graças, Recife – PE
Av. Domingos Ferreira, 1920, Boa Viagem, Recife-PE
Fone: (81) 2125.0000

Buffet Porto Fino
Rua Sant´Ana, 65, Casa Forte, Recife – PE
Fones: (81) 3441.1708/9632.9604

*Foto: Wallace Campos