quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Recife Convention celebra sete anos com foco em resultados

No próximo qüinqüênio, Pernambuco receberá R$ 451 milhões em investimentos de 345 mil turistas de negócios captados pelo Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB). Estes são os números preliminares que serão apresentados à sociedade por ocasião da celebração dos sete anos de atuação da entidade, que acontece amanhã, 27, às 20h, na Cachaçaria Carvalheira.

Na ocasião, o presidente do Recife CVB e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), José Otávio Meira Lins, e a diretora executiva, Tatiana Menezes, apresentam ao trade e a profissionais do setor as principais metas atingidas em 2008 e as linhas mestras do futuro da entidade, que posicionou Pernambuco entre os maiores mercados receptores de turistas de negócios no País. "Ao longo destes sete últimos anos, captamos e apoiamos mais de 372 eventos nacionais e internacionais com geração de mais de R$ 3 Bilhões em recursos financeiros para o Estado" ressalta José Otávio Meira Lins.

Os números dos turistas de eventos são realmente impressionantes, confirma José Otávio Meira Lins. "Se somarmos a quantidade de diárias geradas, são mais de 8 milhões e mais de um 1,6 milhão de turistas de eventos." De acordo com ele, o segmento só tende a crescer e Pernambuco sai na frente por dispor de uma excelente infra-estrutura de convenções, uma rede hoteleira de alto padrão e diversas opções de entretenimento.
Para 2009, a entidade espera incrementar ainda mais o fluxo de turistas devido à participação em eventos como a EIBTM, em Barcelona, evento que acontece em dezembro e que é especializado em turismo de incentivo. "Em 2008, trouxemos 18 operadores internacionais especializados neste segmento, fruto de nossas prospecções", explica Tatiana Menezes, que também ressalta o case do Pernambuco Pra Você, projeto que percorreu 14 cidades brasileiras com rodadas de negócios e realização de workshops com operadores e agentes de viagens. Como retorno final, mais de 360 inserções em mídias impressa e audiovisuais e R$ 4,3 milhões em retorno de mídia espontânea.
Há pouco mais de cinco anos eram apenas 50 mantenedores com empresas do setor de turismo, transportes, comércio e indústria. Atualmente, são 170 associados e mantenedores. "Temos orgulho de dizer que realizamos 27 fampress e famtours, garantindo mais de R$ 3 milhões de retorno em mídia espontânea", avalia Tatiana.
Captação de eventos – Em 2008 foram captados e apoiados para os anos de 2009 a 2014, 63 eventos nacionais e seis eventos internacionais , totalizando 345 mil turistas de eventos no qüinqüênio, com retorno estimado em R$ 451 milhões.

Pernambuco pra Você – Realizado em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Turismo, o projeto contemplou a realização de eventos turístico-culturais direcionados a trade e empresariado de 14 cidades brasileiras. De abril a setembro, foram visitados os principais emissores dentre eles cidades como São Paulo capital e interior, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Além de rodadas de negócios, o projeto contemplou capacitação de operadores e agentes turísticos em relação ao destino Pernambuco. Mais de quatro mil profissionais do setor foram conferir os novos roteiros e as novidades dos equipamentos turísticos durante as rodadas de negócios. Com um investimento de R$ 6 milhões, o projeto teve aprovação de 81% do público e 31% do empresariado expositor fechou algum tipo de negócio durante o projeto.

Projeto Seja o Anfitrião – Em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, envolveu seminários de sensibilização do público local para que o próprio empresariado traga eventos para a cidade. Como público-alvo, entidades de classe, representantes de universidades e de multinacionais.

Site – A partir de janeiro, o site do Recife CVB (www.recifecvb.com.br) ganha uma nova interface, que irá virtualizar os serviços para permitir aos usuários um acesso mais ágil e interativo. O novo ambiente virtual irá fornecer dados de realizadoras de eventos e associados, além de permitir a reserva de hospedagens na rede hoteleira dos associados. A necessidade surgiu por uma adequação ao mercado: "Nossa última pesquisa do perfil do turista de eventos revelou que a internet é a principal responsável pela difusão dos eventos entre os pesquisados, com 38% dos votos", analisa Tatiana Menezes.

Clube da Charque Amiga – parceria com entidades do turismo pernambucano para estimular o trade a apoiar entidades carentes que trabalham com crianças, jovens e adultos. A arrecadação de fundos acontece através de leilão de hospedagens, passagens e brindes. No primeiro evento foram arrecadados R$ 30.870,00 que foi utilizado para comprar máquinas de fraldas e reformar o espaço do GEAP (Grupo Espírita de Apoio ao Próximo) através do Natal da Renata. Foram arrecadados ainda 150Kg de alimentos e doados ao GEAP.
Projeto 'Taxista Amigo do Turista' – Em parceria com a EMPETUR, foram realizados treinamentos para 300 taxistas do Aeroporto Internacional dos Guararapes/ Gilberto Freyre e do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) em língua inglesa com informações para melhor atender os turistas.