quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sebrae traz para o Litoral Sul o Circuito Gastronômico Sabores da Terra

O Sebrae em Pernambuco traz amanhã e sábado, o Circuito Gastronômico Sabores da Terra. O evento que acontecerá pela primeira vez nos municípios de Rio Formoso, Tamandaré e São José da Coroa Grande, terá como participantes restaurantes, bares, pousadas e barracas de praia de Tamandaré, São José e Rio Formoso.

A partir de amanhã 63 estabelecimentos oferecerão o melhor da culinária regional preparada a partir de produtos produzidos localmente, tais como coco, batata doce, macaxeira, coentro, peixes e crustáceos, além de frutas tropicais como caju e cajá, além da banana. O objetivo da ação é realizar um circuito gastronômico, com a participação de empreendimentos de micro e pequeno porte, localizados nas cidades participantes do projeto.

As receitas foram criadas pelo chef Leandro Ricardo com em parceria com a assessora gastronômica Kika Costa. De acordo com o gestor do projeto, Dante Freitas, o grande diferencial entre os outros projetos similares que já existem é o fator inclusão social. “O circuito abrange desde a simples barraquinha que vende caldinho até os grandes e sofisticados restaurantes, gerando emprego e renda para todos”, explica.

Estão programadas, também, ações que desenvolvam um circuito gastronômico que valorize a cultura local através de pratos desenvolvidos com elementos regionais. “Queremos, dessa maneira, gerar empregos e renda através da comercialização e do fortalecimento da atividade turística da Rota Costa dos Arrecifes, valorizando os elementos gastronômicos pernambucanos. Inclusive, nossa meta é de criar, junto aos bares e restaurantes, 65 receitas diferentes que vão integrar de forma permanente os cardápios dos restaurantes que participam do circuito”, destaca Freiras.

História - O Circuito Gastronômico Sabores da Terra iniciou-se com um trabalho de pesquisa que catalogou os insumos, plantados, colhidos, pescados e cultivados nos municípios envolvidos na ação. A escolha dos produtos visou não apenas fomentar a economia local, mas promover a sustentabilidade: ao consumir ingredientes produzidos na região, os estabelecimentos contribuem para preservar o meio ambiente ao dispensar a logística necessária ao transporte de insumos de outras localidades.

Economia – Orçado em R$ 360 mil, a ação visa gerar empregos diretos (aproximadamente, 20 garçons, 10 chefs de cozinha, 15 ajudantes de cozinha e 12 maitres) e indiretos, juntamente com os fornecedores dos insumos selecionados na pesquisa, e que serão utilizados nos pratos desenvolvidos. Além disso, está prevista a movimentação de dez mil visitantes, gerando mais de R$200 mil em negócios realizados. Dessa maneira, a economia dos municípios será alavancada criando novos postos de trabalho e perspectivas de geração de novos negócios para a população.
O Circuito tem seu lançamento atrelado a ação da Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco com o “Projeto Pernambuco conhece Pernambuco”, que acontecerá no último final de semana do mês de novembro/2008, efetivando-a como um produto regional a ser inserido dentro do calendário turístico do nosso Estado para os próximos anos. Além disso, o evento é uma iniciativa
Paralelamente ao Circuito Gastronômico os municípios também receberão o Circuito Cultural Sabores da Terra que visa valorizar os artistas da região, através de uma ação integrada de apresentações de danças, músicas e artesanato da região, mostrar todas as potencialidades do litoral Sul de Pernambuco, garantindo que o período de alta estação seja mais extenso e lucrativo.
Serviço
Circuito Gastronômico Sabores da Terra
Lançamento no dia 28 de novembro, às 20h30, na Pousada Beira Mar, Tamandaré, Recife - PE
O evento seguirá no dia 29 em São José da Coroa Grande, às 12h00 e Rio Formoso, às 16h30