quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mostra Arraestaqui reúne personalidades de peso da política nacional e local

Políticos, artistas plásticos e personalidades da cultura nacional e local marcaram presença na abertura da Exposição Arraestaqui, um registro em vídeo, livro e exposição de sua trajetória política vista através das charges do cartunista Lailson, publicadas na imprensa entre 1979 e 2002, sobre um dos maiores e mais atuantes políticos brasileiros nas lutas populares e sociais, Miguel Arraes de Alencar. O evento aconteceu no Museu do Estado, na noite da última terça-feira. O acontecimento, o primeiro do Instituto Miguel Arraes, é uma concepção de dona Madalena Arraes e do jornalista e cartunista pernambucano Lailson de Holanda Cavalcanti, convidado por dona Madalena para participar da ação.

Na ocasião, figuras como o Governador Eduardo Campos, a deputada Ana Arraes (PSB-PE), os diretores do Instituto Miguel Arraes Antônio Acioli Campos e Luís Cláudio Arraes e a vereadora Marília Arraes (PSB-PE) foram uns dos que foram prestigiar a ação. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho; a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, o Secretário da Casa Civil de Pernambuco, Ricardo Leitão e o Secretário de Imprensa do Estado, Evaldo Costa também estiveram na abertura a fim de conferir os trabalhos do chargista Lailson. O presidente da Fundação Joaquim Nabuco Fernando Lira; a pesquisadora Silke Weber; Diretora do Diário Oficial, Leda Alves, a jornalista Tereza Rozowykwiat e Margot Monteiro também conferiram as obras expostas.
Nomes conceituados na cultura mundial como Abelardo da Hora, Sérgio Lemos, Roberto Botelho e Zé Cláudio estiveram na mostra e se impressionaram com os trabalhos apresentados. “Foi um das melhores conjuntos de informações em forma cartuns sobre um político que eu já vi. Grandioso como o homenageado”, enfatiza da Hora. A curadora da mostra, dona Madalena Arraes, destaca que as charges deveriam ser mais conhecidas, uma vez que elas são uma crônica da trajetória de Arraes. “É uma oportunidade onde todos podem apreciar e conhecer mais um pouco o grande político que ele foi, principalmente os mais novos que não acompanharam todos os processos de mudança no nosso país. Arraes foi uma figura que inovou, que lutou por justiça e pelo direito a ter direito, independente da classe social de seus eleitores”, explica.

Sobre a exposição - A mostra está organizada em dois pavimentos e de acordo com os doze capítulos do livro. No hall de entrada haverá textos de Dona Madalena e do governador Eduardo Campos. No piso superior, doze painéis mostram o jornal fictício O Tempo, criado por Lailson para o evento e que contextualiza os períodos onde foram publicadas as charges, No auditório do Museu passará o DVD que apresenta depoimentos de pessoas que tiveram participação nos três governos de Miguel Arraes e também charges animadas. Em seguida, a sala Linha do Tempo traz 12 painéis com as charges impressas em formato ampliado, onde se pode conferir, por etapas, os cartuns que se dividem em ordem cronológica de 1979 a 2002. Ainda compondo o ambiente, uma mesa com objetos de uso pessoal de Arraes, como cachimbos e outros pertences, deixa o local com ares de aposento particular. Uma parede com 30 desenhos e aquarelas de Lailson também estarão em exposição e dão a oportunidade de conhecer os originais das charges publicadas.

Documentário – Um vídeo de 30 minutos, recheado por depoimentos das mais importantes personalidades do mundo da política, da arte e cultura, como Ariano Suassuna, Abelardo da Hora, Eduardo Campos, Francisco Brennand, Fernando Bezerra Coelho, Ricardo Leitão, Tânia Bacelar, Sérgio Resende, José Múcio e Leda Alves, é outra atração do projeto. Na apresentação, os entrevistados falam sobre quem foi Arraes, a Anistia e, claro, a importância da charge como manifestação artística e elemento histórico. Uma aula e um retrato fiel da trajetória do Ex-Governador, com um apanhado histórico do ambiente sócio-político do Estado nos últimos 30 anos.

Para o mestre Ariano Suassuna, Miguel Arraes foi um dos maiores líderes políticos que já existiu, estando lado a lado com grandes personalidades como Getúlio Vargas, Luís Carlos Prestes e Luís Inácio Lula da Silva. Para ele, tudo que é feito para preservar a memória do nosso País e do nosso povo é valioso. “Trabalhei com ele e, além disso, tinha uma relação de amizade, nós nos dávamos bem. Era um homem que tinha discursos belíssimos, era o representante do povo. Realmente, merece muitas homenagens”, ressalta. Ele pode ser conferido até o final da exposição, no primeiro andar e pode ser adquirido na loja do museu, assim como camisetas,cartões postais, canecas e marcadores de livros. Quem quiser dar uma olhadinha nas charges antes de visitar o Museu, pode ir no site www.arraestaqui.com.br.

Serviço
Exposição do Projeto Arraestaqui - A atuação política do Governador Miguel Arraes vista através das charges de Lailson de 1979 a 2002
Museu do Estado de Pernambuco
De 17 de dezembro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009
De terça a sexta, das 09h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 19h