quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nova gestão do Sebrae traz inovação e otimização de recursos para o Estado

O superintendente do Sebrae em Pernambuco, Nilo Simões, já está com planos para sua gestão bienal, que se inicia este ano. Entre suas metas estão a otimização da aplicação dos recursos, para melhorar o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado.

Na pauta dos projetos a serem desenvolvidos estão o acompanhamento e direcionamento de programas que serão ou já estejam em fase de desenvolvimento e implantação em todo o Estado. “O aumento da integração dos grandes com os micro e pequenos empresários, ampliando o projeto Vínculos, será outra meta a ser cumprida”, explica o superintendente Nilo Simões.


Para o projeto Cidade do Futuro, lançado no final do ano passado, a idéia é operacionalizar, de forma pragmática, a utilização dessas informações e colocá-las em prática junto aos gestores que assumiram as prefeituras em 2009. Isso leva, também, aos assuntos da Lei Geral e das Políticas Públicas. “Iremos ampliar o número de ações junto aos governos municipais e estadual para que essa iniciativa seja aplicado efetivamente e torná-la uma realidade. Trabalharemos junto aos governos municipais e estadual a fim de ajudar a destravar dificuldades” destaca Simões.


Para o Centro de Educação Empresarial – CEE será ampliada o oferecimento atualização de cursos, intensificando-os mais ainda. “Faremos coisas novas, como utilizar, também, o Centro como Fórum de Debates com os micros e pequenos empresários, promovendo discussões a fim de descobrir as reais necessidades dos segmentos que poderão direcionar os planos de ação do Sebrae no futuro” enfatiza o superintendente.


Parcerias – Intensificar parcerias será outro objetivo a ser alcançado pelo Sebrae, como por exemplo, o atendimento que vem sendo iniciado com os grupos Odebrecht e Brennand que lideram o empreendimento na Reserva do Paiva. “Está em nossos planos capacitar micro e pequenos empresários da comunidade para que a região possa tornar-se economicamente sustentável de forma consistente, ordenada e segura”, destaca o gestor.

Estimular os empresários para investir dentro das vocações naturais de seus municípios a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico em todo o Estado: essa é mais uma das grandes metas na gestão do superintendente do Sebrae em Pernambuco, Nilo Simões, para sua nova gestão. “Tentaremos fazer parcerias com empresas de alta credibilidade nacional para treinamento e promoção de cursos objetivando a capacitação de empresários”, ressalta.


Unidades regionais – O superintendente visa, ainda, utilizar a educação itinerante como foco de crescimento e desenvolvimento econômico dos municípios. “Convocando Fóruns com empresários locais para atender as necessidades econômicas das cidades e intensificar com ensino à distância ações voltadas para as necessidades vocacionais da região deficiências e carências serão ações que, sem dúvida, alavancarão a economia do Estado”, esclarece.

Recursos – A procura pela intensificação de bons projetos no intuito de buscar mais recursos para o Sebrae Pernambuco junto ao Sebrae Nacional e à organismos financeiros nacionais e internacionais. “Com isso, crescerá a atuação da instituição garantindo o aumento no atendimento de um leque maior de micro e pequenas empresas de Pernambuco.