quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Quatro esculturas em mármore ilustram o Peça a peça

A lenda ligada a cidade de Argos que remete as Danaides serve de inspiração para a programação da 32ª edição do Projeto Peça a peça, que acontece no sábado (31), a partir das 15h. A iniciativa, criada pelo setor educativo do Instituto Ricardo Ricardo Brennand, visa oferecer ao público espontâneo uma programação cultural a partir do acervo do museu.


Nesta edição os visitantes escolheram, dentre três opções ligadas ao tema Mitologia, as quatro esculturas neoclassicistas em mármore, de autoria desconhecida,que representam as Danaides, e se encontram expostas nos jardins do IRB.


Para abordar as questões históricas e estéticas das obras, o arte educador Carlito Person faz um mergulho na história. Reza a lenda que Dânao, rei de Argos, concede que suas 50 filhas, as Danaides, se casem com cinqüenta egiptíades. No entanto, presenteia cada filha com uma adaga (espada curta, de perfuração), para que elas matem seus maridos na noite de núpcias. Quarenta e nove delas, cumpriram as ordens do pai e, apenas uma, Hipermnestra, a filha mais velha, poupou o marido Linceu. Os deuses como punição as quarenta e nove Danaides as condenaram, no Hades, a encher de água um vaso cheio de furos durante toda a eternidade.


Pegando carona nesta lenda, às 15h, a contadora de histórias, Eva Duarte apresentará o conto das "Danaides" e logo após a contação o público será convidado para uma oficina, onde confeccionarão os personagens desta história utilizando diversos materiais como fita, papel, material reciclado, entre outros.


A oficina de construção dos personagens, para crianças e adultos,contará com 15 vagas e para participar os interessados deverão dirigir-se, previamente, à recepção da Pinacoteca.

Serviço

32ª Edição do Projeto Peça a Peça

31 de janeiro

Às 15h

Instituto Ricardo Brennand

Engenho São João, s/n, Várzea, Recife - PE

Entrada: R$ 5,00 (Inteira), R$ 2,00 (Meia). As terças-feiras a entrada é gratuita.

Informações: (81) 2121.0352