quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

ANDE – Criando Oportunidades, Transformando Vidas

Em 1997 nascia o Promicro dentro da Visão Mundial (uma ONG existente desde 1950, e que hoje atua em mais de cem países) uma iniciativa que veio da necessidade de atender as famílias de baixa renda com microcrédito orientado.

Até maio de 2004, ano de fundação da ANDE, o programa conseguiu atender cerca de 34 mil empresários. Mesmo assim, a demanda de atendimento era muito grande para o porte do projeto, então para substituir o Promicro, a Visão Mundial criou a Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial - ANDE. Uma nova instituição, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, especialmente estruturada para atuar na área de microfinanças.

O principal produto oferecido pela organização é o microcrédito produtivo orientado. Ele pode ser adquirido das seguintes formas: através de um banco comunitário, que é uma associação de dez a 25 participantes, grupo solidário, de três a sete ou o crédito individual, que para ser acessado é preciso de um avalista. Depois de consolidado o empréstimo, os agentes de crédito (funcionários da ANDE) direcionam os empreendedores, individualmente, caso seja um grupo ou banco, com palestras de ‘como administrar seu negócio’, ajudando-os a prosperar.

É importante ressaltar que ao longo dessa estrada a ANDE nunca esteve sozinha. Ela conta com o apoio de parceiros como: SEBRAE, Itaú, BNDES, City Foundation, entre outros. Com o auxilio de um desses parceiros, a Fundação Itaú, a ANDE foi indicada para participar do Ação, programa apresentado por Serginho Groisman na Rede Globo. A exibição na telinha será no dia 28 de fevereiro às 7h30, e vai mostrar alguns dos vários casos de sucesso que a instituição trás no seu currículo.

Uma prova do sucesso e do empenho da organização para o bem de várias famílias, que será exibido no Ação, é a autônoma, Edileuza Pereira, 33 anos, que depois de trabalhar em vários restaurantes e ficar desempregada, resolveu virar cliente da organização por ter vontade de ser dona do próprio negócio e precisar sustentar os dois filhos. "Queria crescer e ter um negócio só meu. Como eu sempre cozinhei muito bem, resolvi fazer minhas tortinhas" conta. Hoje ela sonha mais alto: "Estou com um projeto de alugar um galpão, comprar um fogão industrial, freezer e contratar um moto-boy para fazer entregas". Assim como a história de Edileuza, outras serão apresentadas no Ação. 
Destaque nas gravações realizadas do estúdio, com o apresentador, foi a participação da diretora executiva da Oscip, Elza Fagundes. Como uma das fundadoras da ANDE, ela foi fundamental para esclarecer todas as dúvidas sobre a organização e a importância do trabalho desenvolvido para melhoria das condições de vida das famílias. Ela destacou, com orgulho, os benefícios adquiridos para o futuro dos filhos desses empreendedores. 

Prezando sempre a transparência e os valores cristãos, a ANDE tem a missão contribuir para transformar a qualidade de vida das pessoas, em especial das crianças. Hoje, atuando em sete estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), 161 municípios, e já conseguiu dar suporte a 39.338 microempresários – 18.376, só em 2008 - e espera superar cada vez mais essa marca. Com investimento, a ANDE espera se tornar uma organização líder em microfinanças até 2010.