segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

‘Carnaval na Feira’ apresenta Chico Amaral e Banda

Levando em consideração a preferência do povo belo-horizontino pelas festas de pré-carnaval, o Instituto Cultural Aletria, O Balaio de Gato e o Grupo Oficina de Restauro idealizaram um evento carnavalesco à moda antiga, ao som de uma banda acústica com instrumentos de sopro e de percussão, com repertório especial de marchinhas, sambas e músicas tradicionais de domínio público.

Para garantir a tradição deste ‘espírito carnavalesco’ os idealizadores do projeto convidaram a banda “Coceira no Bibico”, formada por dez músicos de sopro e de percussão, liderada pelo compositor e saxofonista Chico Amaral. O local será a tradicional Feira Tom Jobim, no dia 14 de fevereiro, sábado, das 13h às 18h.

“A nossa proposta é resgatar a tradição do carnaval de rua, das fantasias típicas de cada cultura, das famílias participando unidas e do verdadeiro espírito de ‘brincar o carnaval’, além disso, pretendemos que esta festa entre para o calendário de eventos de BH”, comenta Rosana Mont’Alverne fundadora do Instituto Cultural Aletria.

Chico Amaral - Mais conhecido como letrista do Skank, Chico Amaral começou sua carreira em 1979, no conjunto de choro “Naquele Tempo”, quando tocou com Altamiro Carrilho e Cartola. Além do Skank, participou do trabalho de vários artistas, em shows ou discos, e como compositor foi gravado por diversos nomes da MPB e por vários artistas mineiros. Chico Amaral compôs com muitos artistas, além de Samuel Rosa, uma de suas parcerias com Milton Nascimento, "Pietá", foi indicada para concorrer como melhor canção no Grammy latino de 2003. Ganhou o prêmio Multishow para a melhor canção de 2004, com a música “Vou Deixar”, em parceria com Samuel Rosa e ganhou, em 2007, como saxofonista o prêmio de melhor instrumentista do concurso BDMG para compositores de música instrumental.

A Feira e seus projetos - A Feira Tom Jobim vem sendo revitalizada desde 2007, por meio da atuação conjunta da Associação dos Expositores da Feira, do Instituto Cultural Aletria da Prefeitura de Belo Horizonte e da Belotur. A Feira é conhecida por suas barracas de comidas típicas, onde podem ser encontradas especiarias da culinária árabe, baiana, indiana, italiana e mineira. Além disso, desde junho de 2007 o espaço recebe a Feira de Histórias, de 11h às 13h e desde janeiro desse ano os freqüentadores também contam com a Feira do Choro, com espetáculos de chorinho, ao vivo, de 13h às 17h. As sessões de contos e os shows de choro acontecem todo sábado na Feira Tom Jobim.

Serviço
“Projeto Carnaval na Feira – Chico Amaral e Banda”
14 de fevereiro 
Das 13h às 18h
Av. Bernardo Monteiro, s/n, Funcionários, Belo Horizonte - MG
Informações: (31) 3296.7903
www.aletria.com.br

Balaio de Gato:  (31) 3213.9374

Grupo Oficina de Restauro:  (31) 9243.2688 www.grupooficinaderestauro.com.br

Entrada Franca