terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ernandes Pintor será homenageado no Carnaval do Cabo

 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai homenagear, no Carnaval deste ano, o carnavalesco Ernandes Ferreira Cavalcanti, mais conhecido como Pintor. Fundador do bloco "O Urso da tua mãe", que existe desde 1998, era uma figura conhecida nas ruas do Cabo, e participava de muitas festividades tanto carnavalescas, quanto religiosas.

Nascido no Recife, em 29 de julho de 1954, Pintor foi ainda adolescente para São Paulo, onde se profissionalizou como pintor. Voltou ao Recife e logo se engajou no movimento comunista MR-8, chegando a ser perseguido pela Ditadura Militar. No Cabo, onde viveu a maior parte de sua vida, Ernandes Pintor começou a desenvolver projetos que beneficiaram muitos cabenses. "A sua chegada na Rua das Florentinas mudou a vida de todas as pessoas que moram lá", disse o seu enteado Fernandes Mendes. Apoiado pelo Centro das Mulheres do Cabo, ele encabeçou vários projetos que beneficiaram crianças e prostitutas da cidade. 

Pintor também foi fundador da Associação Cosme e Damião, e sempre organizava festas para homenagear os santos dos quais ele era devoto. A festa de Cosme e Damião, que ele promovia, tornou-se uma das mais conhecidas no município.

Em 2004, recebeu o título de Cidadão Cabense. Admirador da culinária e carnavalesco de coração, Pintor participava de vários movimentos culturais, festas religiosas e o Movimento Negro. Uma boina e uma bengala eram sua marca. "Ele era uma cultura ambulante. Quem olhasse para ele na rua, via que  era uma pessoa diferente", comenta Fernandes.

O famoso bloco "O urso da tua mãe", que arrastava na segunda-feira de Carnaval milhares de pessoas, ainda continua animando os foliões cabenses, agora com a organização do seu também enteado Jamací Mendes.

Ernandes Pintor faleceu na madrugada do dia 21 de novembro de 2007, vítima de um assalto na Rua da Imperatriz, no Recife.  Deixou duas filhas, cinco enteados, e muitas saudades para quem o admirou e reconheceu seu trabalho.

"Sou como Fênix... Renasço das cinzas. Sou o Matrix, que surge a cada dia", escreveu Ernandes Pintor.