terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Trem do Frevo anima Carnaval no Cabo

Hotelaria do Município do Litoral Sul pernambucano comemora ocupação de 100%

O Cabo de Santo Agostinho se prepara para realizar o melhor Carnaval do Litoral Sul pernambucano. A folia tem início dia 13 (sexta-feira) com a realização do Baile Municipal, no Clube Destilaria, às 20h. No domingo, é a vez do inédito Trem do Frevo By Galo da Madrugada, que sai do Marco Zero no Recife para uma visita ao Carnaval do Cabo, levando cerca de mil foliões em dez vagões. A rede hoteleira e de pousadas do município comemora o sucesso do período com 100% de ocupação.

No Cabo, o boneco gigante de Enéas Freire, presidente perpétuo do bloco Galo da Madrugada, recepcionará os convidados do Trem do Frevo na Estação Ferroviária e os encaminhará até o pátio do Mercadão, onde acontecerá um show com manifestações folclóricas como o coco de roda, a partir das 16 horas. O retorno ao Recife está previsto para 22 horas.

Durante o período carnavalesco, o município tem ocupação de 100% de sua rede hoteleira com capacidade instalada atual de 2,3 mil leitos. De acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Fernando Muniz, devido à proximidade com o Recife, muitos outros foliões visitam a cidade durante o dia e retornam para o Recife. "Nosso Carnaval terá o desfile de 160 agremiações carnavalescas, entre blocos, troças, maracatus e grupos de coco de roda", completa.

A Prefeitura Municipal também adota medidas para organizar o Carnaval 2009 com muita segurança e tranqüilidade. Entre as ações, a adoção de horários de fixos de encerramento da folia até uma hora da manhã, no máximo. Além disso, estão proibidas a venda e o consumo de bebidas em garrafas de vidro assim como brincadeiras de Carnaval ao longo da BR-101. E mais, uma campanha com barraqueiros, moradores e turistas será colocada em prática visando o ordenamento da praia de Gaibu durante os quatro dias de Carnaval. "Pretendemos manter a praia limpa e segura para os foliões", ressalta o prefeito Lula Cabral.

Localizado a apenas 33 km da capital pernambucana, o Cabo de Santo Agostinho tem 24 km de orla distribuída entre praias como Calhetas, Gaibu e Paraíso. Além do litoral, o município é considerado um polo para o turismo ecológico e histórico, pois reúne monumentos históricos como as ruínas do Convento Carmelita, a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, do século XVI, o Forte Castelo do Mar, de 1631, e o Engenho Massangana.