terça-feira, 24 de março de 2009

Boticário cria Semana de Educação Ambiental

Até a sexta-feira, dia 27, quando completa 32 anos, o Boticário traz um presente especial na linha da educação ambiental a 81 mil escolas públicas de 1.520 municípios brasileiros, onde a marca tem 2.660 lojas. Em uma iniciativa ambientalmente responsável que envolve toda a rede de lojas, representantes das franquias farão a distribuição gratuita de um material didático sobre as mudanças climáticas e boas práticas ambientais às secretarias municipais e estaduais dos municípios contemplados. Com a iniciativa, serão beneficiados milhares de crianças e jovens de 6 a 17 anos das redes públicas de ensino fundamental e médio. Em Pernambuco, 1.396 escolas da rede pública serão contempladas.

As secretarias, por sua vez, serão envolvidas na ação como parceiras no encaminhamento do kit especialmente desenvolvido pela equipe técnica de educadores da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza às escolas. Cada kit contém um CD e um DVD com informações sobre temas atuais relacionados ao meio ambiente, bem como sugestões de atividades de educação ambiental que professores podem aplicar em sala de aula. As atividades estão divididas por disciplina e série escolar. “Com essa iniciativa, estamos contribuindo para o fortalecimento da educação ambiental de crianças e jovens. A nossa proposta é despertar na sociedade a importância que temos na construção de um mundo cada vez mais belo, por isso desenvolvemos essa ação de abrangência nacional”, ressalta Malu Nunes, gerente de Responsabilidade Social Corporativa do Boticário.

O meio ambiente é uma preocupação antiga, levada a sério pelo Boticário. A marca criou, há 19 anos, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza (organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza). A empresa também mantém três unidades da Estação Natureza - exposições permanentes em Curitiba, São Paulo e Mato Grosso do Sul –, que mostram as belezas naturais do Brasil de forma educacional lúdica e interativa.

Educação Ambiental - Ao assistir o DVD que faz parte do kit da Semana de Educação Ambiental O Boticário, o aluno identificará, por exemplo, fatores que provocam as mudanças climáticas, tais como o desmatamento, efeito estufa, buraco na camada de ozônio, poluição atmosférica e aumento na produção de gás carbônico.

Além de linguagem acessível, o material audiovisual traz imagens e gráficos simplificados. O estudante saberá, ainda, que a média das temperaturas mundiais registrada em janeiro de 2007 foi a mais alta da história. Já no CD estão reunidas as sugestões de atividades, adaptadas a cada série escolar, para o professor colocar em prática durante as aulas. “Temos total convicção de que a mudança de atitude e de pequenos hábitos individuais contribui para a melhoria da qualidade do meio ambiente. Precisamos conscientizar a sociedade sobre o assunto e acreditamos que estes estudantes são o público ideal, pois poderão fazer a diferença no futuro. Eles serão abastecidos com informações que podem nos ajudar a melhorar a relação com o planeta e, ao mesmo tempo, serão conscientizados para esta responsabilidade”, reforça a gerente de Responsabilidade Social da empresa.

Compartilhando Meio Ambiente - O Boticário criou, ainda, o espaço virtual intitulado “O Mundo Mais Belo”, para que os professores possam trocar experiências sobre o uso do material didático pela internet. No site www.eufacoomundomaisbelo.com.br, as escolas cadastradas terão acesso a notícias, novidades, sugestões e conteúdo exclusivo, tudo atualizado semanalmente.