terça-feira, 31 de março de 2009

Emprel adota medidas para evitar o ataque do vírus Conficker

Amanhã, dia 1º de abril, pode ser a data escolhida para um novo ataque mundial do vírus Conficker às redes de computadores. Este é o alerta dado por jornalistas de tablóides da Inglaterra (The Sun) e dos Estados Unidos (The New York Times). Mesmo sendo considerado o “Dia da Mentira” no Brasil e o “Dia dos Bobos” nos Estados Unidos e no Canadá, é preciso que as pessoas se previnam contra este mal cibernético.

O alerta já mobilizou entidades governamentais e não-governamentais para se prevenir contra o ataque do Conficker. A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática – EMPREL, está adotando medidas de segurança da informação junto a seus usuários. Desde a semana passada, técnicos estão realizando ações nas estações de trabalho conectadas à rede da Prefeitura, com o objetivo de garantir que todas estejam com a versão do sistema operacional Windows atualizada contra o Conficker.

Segundo o diretor de Infraestrutura de Informática da EMPREL, Luís Siqueira, o cuidado com o acesso a e-mails deve ser redobrado neste 1º de abril. “Recomendamos todos a não abrir nenhum e-mail com proposta de compra de qualquer produto ou software. As maiores vítimas são sempre os que atendem ao convite ‘clique aqui’. Só abrir mensagens de remetentes conhecidos e confiáveis evitará grande parte dos problemas de contaminação por vírus”, afirma.

Ele ressalta, também, que no caso do Conficker, pelo fato dele aproveitar uma vulnerabilidade do Windows para se instalar, apenas o antivírus não garante ao usuário imunidade a esta ameaça. Uma rede infectada por esse vírus espalha spams e distribui softwares destinados a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita – malware. O Conficker usa domínios aleatórios para baixar, cada vez mais, um número maior de malware. No fim do ano passado, quando foi noticiado pela primeira vez, esse tipo de ataque chegou a controlar 1,5 milhão de computadores.

O vírus já infectou milhões de computadores, transformando-os em vítimas de redes zumbis ou botnets (manipuladas), incluindo órgãos públicos e privados do mundo inteiro. A vítima mais recente do Conficker foi o parlamento da Inglaterra que ficou com o sistema lento e várias contas bloqueadas. Já na realidade brasileira, em Pernambuco, o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/PE, foi atingido pelo vírus, prejudicando a operacionalidade do sistema.

O vírus também bloqueia o acesso a diversas palavras-chave, o que impossibilita visitar vários sites na internet, entre eles o da Microsoft que poderia ser utilizado para atualizar o sistema operacional e evitar a contaminação. Especialistas da Symantec apontam que o código tem atacado em maior grau máquinas com os sistemas Windows XP SP2 e Windows 2003 SP1 que ainda não foram atualizadas, trazendo problema principalmente para pequenas e médias empresas, bem como organizações que ainda não corrigiram seus sistemas.

Malware - Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções comandadas ilicitamente.

Spam - é uma mensagem eletrônica não solicitada e enviada em massa. Na sua forma mais popular, consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários.