terça-feira, 31 de março de 2009

Endermologia: Técnica promove melhoria na saúde da pele e no bem-estar

Como nos dias atuais a maioria das pessoas tem uma alimentação desregrada, vida sedentária, alguns vícios, falta de tempo e muitos outros fatores que a vida moderna impõe ou oferece a todos, sem perceber, a saúde passa para o segundo plano. Porém, mesmo com a falta de tempo, é possível adotar alguns novos hábitos e atitudes e reverter esta situação. Ingerir mais líquido, praticar exercício físico e buscar algum tratamento que auxilie na saúde, no bem estar e na estética podem ser um bom começo.

A endermologia é um dos tratamentos que pode ajudar numa vida mais saudável. É uma técnica aplicada através de aparelho que gera pressões negativas e positivas realizando a depressomassagem e a drenagem linfática.

De várias técnicas da Fisioterapia Dermato Funcional, a Endermoterapia tem um destaque importante. Tendo sua origem nos princípios da Ventosaterapia (método de tratamento milenar utilizado por chineses e egípcios), a técnica utiliza a pressão negativa contínua ou alternada associada a ventosas de diversos tamanhos e formatos para serem usadas de acordo com a área e a necessidade.

A endermologia também promove relaxamento muscular, favorece a circulação, eleva a oxigenação do tecido e estimula a eliminação das toxinas pelo organismo (pois favorece as trocas gasosas), além de ajudar no aumento do fluxo sangüíneo e da nutrição celular. A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha oferece, no Espaço Equilíbrio, sessões de endermologia que duram em média de 30 a 45 minutos, geralmente uma a duas vezes por semana, e as aplicações são indolores.

Baseando-se em princípios fisiológicos, a endermologia reduz a retenção de água, favorecendo o funcionamento dos sistemas venoso e linfático, sendo capaz de moldar o corpo e reduzir volume. No nível epidérmico, a endermologia realiza uma esfoliação que elimina as células mortas e devolve à pele o seu brilho natural. É também uma técnica utilizada no pós-parto, como forma de corrigir os desalinhos que surgem com a gravidez, ajudando o corpo a drenar, evitando que, progressivamente o corpo se modifique irremediavelmente. O resultado é a eliminação da celulite, um corpo mais esbelto, os tecidos mais reafirmados e uma melhoria na saúde e bem estar.

A principal aplicação da endermologia atualmente é no tratamento de celulite por causa da associação do ultra-som com a drenagem linfática, que reduz o inchaço, proporcionando melhora na aparência da pele e combate à celulite. A aplicação estimula a circulação local, desorganiza as células adiposas e reorganiza as fibras colágenas, os nódulos fibrosos que caracterizam a celulite, com isso a gordura local também é estimulada e transforma-se em glicerol, substância absorvida pela circulação e eliminada do organismo, restaurando a qualidade do tecido cutâneo.

Sobre a fisioterapeuta - Tatiana Campos Rocha é fisioterapeuta com pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Atua em domicílio e em clínica própria, o Espaço Equilíbrio, com atendimentos que incluem: Drenagem Linfática Manual, Reabilitação Vascular e Vascular Periférica, Pré e Pós-operatório (geral e plástica), Reabilitação na ATM, Alongamento Terapêutico (técnicas de solo), Reabilitação Cardiorrespiratória e Reabilitação Geriátrica e Fisioterapia Dermato-Funcional.

Serviço
Espaço Equilíbrio
Rua Tomáz Gonzaga, 802, sl. 1106, Lourdes, Belo Horizonte – MG
Informações: (31) 3275.1230
espaco.equilibrio@hotmail.com