terça-feira, 28 de abril de 2009

Nanotecnologia e suas aplicações em debate no Recife

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), do Ministério da Ciência e Tecnologia, realiza, nos dias 29 e 30 de abril, o Workshop Nanotecnologias para o Nordeste. O encontro tem como objetivo identificar demandas tecnológicas do setor industrial e induzir cooperações entre o setor produtivo e pesquisadores. “A idéia é articular os diferentes segmentos da sociedade para avançar na transferência de conhecimento para o setor produtivo”, explica o diretor do Cetene, Fernando Jucá.

O evento reunirá empresas, sindicatos, pesquisadores e agências de fomento e abordará aspectos da nanotecnologia desde a agroindústria até a indústria química, passando por segmentos como os de cosméticos, têxtil, de cerâmica, corantes/pigmentos, gesso, fármacos, metalúrgico e petroquímico. A programação completa do workshop pode ser conferida no site www.cetene.gov.br

O Cetene disponibilizará aos participantes do evento um catálogo de serviços em nanotecnologia, com os 24 laboratórios associados ao Cetene no Nordeste que formam a RedeNano Cetene. Nele constam os serviços e equipamentos que podem servir à industria e ao setor produtivo em geral. Também serão apresentadas informações detalhadas dos Laboratórios de Nanotecnologia e Microscopia do Cetene. O Ministério da Ciência e Tecnologia já investiu cerca de R$ 8 milhões nos Laboratórios Multiusuários de Nanotecnologia e Microscopia do Cetene.

O workshop dará continuidade ao Fórum para o Desenvolvimento Industrial em Nanotecnologia do Nordeste – NanotecNE, realizado em 2008 em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), as Federações das Indústrias de Pernambuco, Ceará e Bahia, além das representações estaduais do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o objetivo de difundir a nanotecnologia para o setor produtivo da região Nordeste.

Fernando Jucá acrescenta que a indústria necessita aumentar sua competitividade frente a uma nova realidade mundial. “Não podemos estar a reboque do que se produz em regiões e países mais desenvolvidos”, ressalta. O Cetene possui um dos mais bem equipados laboratórios de microscopia e microanálise do país, que conta com microscópios e espectrômetros de última geração, permitindo análises com resolução nanométrica.

A nanotecnologia - O desenvolvimento de nanotecnologias está impulsionando uma nova revolução tecnológica que está trazendo importantes avanços e benefícios em áreas como medicina, eletrônica, meio ambiente e agronegócio. O termo nanotecnologia se aplica ao domínio da manipulação da matéria em escala nanométrica, medida 1 bilhão de vezes menor que 1 metro, ou 50 mil vezes menor que a espessura de um fio de cabelo.

Pinturas de automóveis resistentes a riscos e tecidos repelentes ao derramamento de líquidos já são realidades nanotecnológicas. Pesquisas envolvendo a utilização de nanotubos de carbono para transmitir sinais elétricos a neurônios de ratos poderão tornar realidade o que antes só se poderia imaginar na ficção científica.

O impacto previsto na economia global é imenso. Estima-se que, em 2015, o mercado mundial de nanotecnologia movimentará mais de 1 trilhão de dólares. Os investimentos do governo americano são de US$ 1,5 bilhão somente para 2009.

Serviço
Workshop Nanotecnologias para o Nordeste
29 e 30 de abril
Dia 29, das 9h às 18h
Dia 30, das 9h às 12h
Campus do Ministério da Ciência e Tecnologia do Nordeste
Av. Prof. Luiz Freire, 01, Cidade Universitária, Recife - PE