sexta-feira, 22 de maio de 2009

GEAD lembra o Dia Nacional da Adoção com várias atividades no Plaza Shopping

 

Muitos sonham em ter filhos e tantos desejam adotar uma criança. Existe um grande numero de crianças no Brasil a espera de uma família. A maioria dessas crianças encontram-se fora do perfil comumente desejado pelos adotantes. São crianças maiores, de etnias diferentes, com necessidades especiais ou grupos de irmãos.

Mas há quem lute para diminuir esses percentuais. E é para lembrar o Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio, que o Plaza Shopping e Grupo de Estudo e Apoio à Adoção no Recife (GEAD), surgido em nossa cidade em 1997, movimentam várias ações para adultos e crianças em espaço montado no piso “L3 Passarela” do shopping, de hoje até o dia 31, no horário das 10h às 22h.

Para quem anda no rumo à adoção, haverá o espaço - Compreendendo a Adoção, com plantões de orientações sobre a temática, por Integrantes da Vara da Infância e Juventude do Recife, do Ministério Público e dos integrantes do próprio GEAD. No período da tarde, das 16h às 18h, haverá uma série de atividades lúdicas para as crianças, tais como contação de histórias, oficina de origami, desenhos e pinturas.

À noite, no espaço Café com Adoção, no horário das 19h às 21h, haverá apresentações culturais, com shows de 30 a 40 minutos, em parceria com alguns voluntários do projeto como Cláudio Almeida (violonista) e Nando Cordel. Neste mesmo espaço, alternando-se com as apresentações culturais, haverá rodas de conversa sobre o tema da adoção com a participação de profissionais especialiastas na área.

A URFPE distribuirá mudas de Pau-Brasil simbolicamente sugerindo que todos precisamos Adotar Nosso Brasil, integrando ao contexto da data. Também haverá exibição de filmes da campanha Mude Um Destino, da Associação dos Magistrados Brasileiros com dados, depoimentos de famílias que adotaram crianças e números sobre adoações no país. A entidade nacional apóia as iniciativas do GEAD, aqui no Recife.

“Queremos chamar a atenção para a importância do ato de adotar uma criança em nossa sociedade”, lembra Suzana Schettini, diretora do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção no Recife (GEAD), sociedade civil sem fins lucrativos e com trabalhos voluntários, desenvolvido por pais adotivos e pessoas interessadas na questão.

Segundo Suzana não basta somente adotar. O GEAD se preocupa ainda como acolhimento e apoio às famílias adotivas, preparação destas e fortalecimento de grupos de apoios à adoção; criação de novos grupos, além de agir também com o Projeto Adoção na Escola.

Ela afirma que “trocar experiências com famílias adotivas e orientar psicologicamente essas é uma das metas do trabalho da entidade, bem como incentivar as adoções, sejam essas tardias, inter-raciais, de crianças também com necessidades especiais e soropositivas, através de uma nova cultura de adoção, que priorize os interesses dos pequenos. “Daí ações como essa no Plaza. Divulgar a importância do processo legal da adoção é um trabalho que perseguimos”, reforça Suzana.

Durante todo o período das atividades, será realizada uma campanha para arrecadação de fraldas e leite que serão doados para instituições que abrigam crianças, a exemplo do Lar do Nenen. As doações pode ser feitas no Plaza Shopping.

Serviço
Comemorações Dia Nacional da Adoção
De 22 a 31 de maio
Plaza Shopping
Das 10h às 22h
Informações: (81)2365.8100