sexta-feira, 22 de maio de 2009

Recife é a sexta cidade que mais sedia eventos internacionais no Brasil

Mais importante associação internacional de congressos e convenções, a International Congress And Convention Association (ICCA), lança o ranking dos países que mais sediaram eventos no mundo em 2008. A entidade insere o Brasil na sétima posição, uma acima do ano anterior. Das cidades que mais receberam eventos seguindo os critérios ICCA, o Recife se destaca no panorama nacional na sexta colocação, empatado com Florianópolis.

Em comunicado, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, diz que “o resultado é fruto de um trabalho constante e profissional, feito pela Embratur e pelos convention bureaux de várias cidades”. De fato, em Pernambuco as primeiras ações de captação de eventos internacionais tiveram início há quatro anos através do Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB).

A entidade participa de uma série de eventos no exterior com o objetivo de conquistar as futuras edições de congressos e convenções para o Estado. Além disso, de acordo com o presidente da entidade, José Otávio de Meira Lins, um reflexo do aumento do interesse pelo destino está na divulgação do destino no exterior seja em feiras ou missões empresariais, além da recepção a operadores e empresários internacionais em viagens de inspeção ao Estado.

Pernambuco recebeu em 2008, em sete eventos internacionais apoiados e captados pelo Recife CVB nos padrões ICCA, 8.820 turistas estrangeiros, somando o número de participantes e acompanhantes. A vinda desses visitantes, considerando o gasto médio diário calculado em torno de US$ 238, gerou no ano passado um impacto de 23 milhões na economia do Estado.