quarta-feira, 27 de maio de 2009

IRB movimenta palestra, oficina infantil e dança

12 - Entrada Castelo São João (foto Antonio Souza Leão)

Pegando carona na Abolição da Escravatura, comemorada no último dia 13 de Maio, a ação educativa do Instituto Ricardo Brennand realiza neste sábado, 30, a partir das 15h, a 36ª edição do Projeto Peça a peça. O público visitante do complexo cultural elegeu a obra “Busto de Mulher Africana”, peça em madeira de autor desconhecido, para ilustrar a iniciativa e receber inúmeras abordagens artísticas que premiam palestra, oficina infantil e apresentação de dança.

Iniciando a programação, a historiadora e pesquisadora Vanessa Marinho ministra no auditório, a partir das 15h, a palestra sobre a representação do negro no acervo do IRB.

Paralela a esta atividade, o arte educador Carlito Person, realiza oficina infantil de padronagem africana. A atividade, que acontece no ateliê do museu, para crianças dos 08 aos 12 anos, vai levar os pequenos a criarem estampas geométricas a partir das referências dos padrões e cores dos tecidos africanos. A garotada através da pintura em tecido vai criar a sua própria estamparia. A atividade disponibiliza oito vagas e a inscrição pode ser feita no dia da oficina, na recepção da Pinacoteca.

Encerrando a programação do Peça a peça, o grupo olindense Afro Beleza Negra, composto por sete integrantes entre homens e mulheres, se apresenta no toldo do IRB, a partir das 16h. O show vai seguir o ritmo musical suave e a batida e cadência marcadas do Ijexá, sonoridade típica da cultura africana, presente nos afoxés e que está diretamente ligada aos preceitos do candomblé.

Serviço
36ª edição do Projeto Peça a Peça
Instituto Ricardo Brennand
Engenhio São João, s/n, Várzea, Recife – PE
30 de maio
A partir das 15h
Quanto: R$ 5,00 (Inteira), R$ 2,00 (Meia)
As terças-feiras a entrada é gratuita
Informações: (81) 2121.0352