quarta-feira, 27 de maio de 2009

Chesf realiza Workshop sobre projeto de vida

A Chesf realiza durante toda esta semana com grupos de funcionários aposentáveis o Workshop “Projeto de Vida com foco no Plano de Ação”, com a coach de vida, Ângela Leal. O evento é destinado para pessoas que estão perto da aposentadoria ou que desejam realizar um novo projeto de vida.

O Brasil ainda não é considerado um país velho, no entanto, nossa população com idade acima de 60 quintuplicou nos últimos 30 anos, segundo últimos dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística, em 2006. A grande massa das pessoas que chegam a esta idade trabalhando, temem o que fazer com aposentadoria e mais ainda, não sabem como direcionar sua vida para atividades satisfatórias, que lhes dêem realização pessoal. Pensando neste agravante, a psicóloga pernambucana Ângela Leal, especialista em coach de vida e preparação pós-carreira, vem desde 2003 prestando assessorias a grandes empresas do Brasil, ajudando pessoas que estão próximas da aposentadoria, bem como ao público que já entrou na maturidade a estruturar um projeto de vida.  “A principal dificuldade que existe neste universo de pessoas que envelhecem é a falta de norteamento para elaborar um plano de vida com qualidade”, destaca a Ângela Leal.

Para os idosos, existe o resguardo da através do seu Estatuto, que determina que ele tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. Portanto, ele tem o direito ao apoio necessário a sua readaptação ao mundo após empresa.  O que falta é uma fiscalização maior por parte dos Órgãos competentes. “A aposentadoria é uma etapa de vida de mudanças dolorosas, de separação, que exige preparação prévia. Se as pessoas se sentem abandonadas pelas empresas neste momento, elas podem adoecer. Existem estudos que mostram que é elevado o índice de depressão entre as  pessoas que saem da empresa ser ter um projeto ao sair. E as empresas tem a responsabilidade para com o colaborador que contribuiu com ela, afinal  é um ser humano e não pode ser simplesmente "descartado", ressalta a psicóloga.

Serviço
Workshop Projeto de Vida 
Auditório da Chesf
De 25 a 29 de maio
Das 8h às 12h e 14h às 18h
Informações: 3241.3385
Site: www.angelaleal.com.br