quarta-feira, 27 de maio de 2009

Reabilitação Geriátrica: melhoria da qualidade de vida na terceira idade

A saúde e a qualidade de vida na terceira idade tem sido motivo de amplas discussões em todo o mundo. Existe atualmente uma grande preocupação em preservar a saúde e prolongar o bem-estar desta parcela da população, contribuindo para um envelhecimento saudável.

Com o objetivo de atender esta demanda, a fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, proprietária do Espaço Equilíbrio em Belo Horizonte (MG), especializou-se em fisioterapia geriátrica, área que investe na formação integral da saúde, manutenção da qualidade de vida, melhoria da capacidade funcional e independência do idoso.

A fisioterapia geriátrica é indicada a todos os pacientes que apresentam algum comprometimento que necessita de atendimento geriátrico específico, como: os comprometimentos morfológicos, os articulares, os posturais, entre outros. Os objetivos do tratamento são o restabelecimento do equilíbrio corporal; o estímulo ao maior grau possível de independência para realização das atividades da vida diária; o incentivo à reintegração social; reabilitação no pré e pós-operatórios; e o condicionamento cardiorrespiratório. “O envelhecimento é acompanhado por alterações fisiológicas graduais, porém progressivas, e por um aumento na ocorrência de doenças agudas e crônicas. É muito comum ocorrerem distúrbios cardiovasculares, pulmonares, gastrintestinais, hematológicos, músculos-esqueléticos etc, o que resulta em mudanças significativas na vida do idoso”, destaca Tatiana.

Segundo ela, esse quadro de alterações pode resultar em perda de função, portanto necessita de intervenção adequada e em tempo hábil. Desse modo, é primordial a atenção à saúde do idoso, de maneira que englobe medidas preventivas, restauradoras e reabilitadoras.

De acordo com a fisioterapeuta, através de exercícios resistidos, posturais e de equilíbrio, a fisioterapia geriátrica devolve ao idoso sua funcionalidade e melhora a qualidade de vida, contribuindo na superação das limitações. Muitos dos déficits que ocorrem com o avanço da idade são reversíveis, e o idoso pode melhorar sua capacidade funcional e autonomia, com a inserção do exercício físico em sua rotina diária.

Tatiana destaca ainda que a fisioterapia, cujo objetivo de estudo é, principalmente, o movimento humano, vem colaborar com o intuito de melhor compreender os fatores que possam acarretar perda ou diminuição da qualidade de vida e bem-estar nos idosos. “Dessa forma, a fisioterapia geriátrica é importantíssima no processo de envelhecimento, podendo contribuir na reabilitação e na conscientização da população idosa, promovendo a saúde integral e colaborando com o envelhecimento bem sucedido”, conclui Tatiana.

Sobre a fisioterapeuta - Tatiana Campos Rocha é fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória e possui 14 anos de experiência em drenagem linfática. Atua em domicílio e em clínica própria, o Espaço Equilíbrio, com atendimento que inclui: Drenagem Linfática Manual, Reabilitação Vascular e Vascular Periférica, Pré e Pós-operatório (geral e plástica), Alongamento Terapêutico (técnicas de solo), Reabilitação Cardiorrespiratória e Reabilitação Geriátrica e Fisioterapia Dermato-Funcional.

Serviço
Espaço Equilíbrio
Rua Tomáz Gonzaga, 802, Lourdes, Belo Horizonte – MG
Informações: (31) 3275.1230/espaco.equilibrio@hotmail.com