quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sessão nostalgia na Arte Plural

A Arte Plural Galeria revive os tempos de uma das mais famosas casas noturnas da cidade com exibição do documentário Chanteclair, a Dama da Noite, dentro do projeto Visor Plural. Através de relatos, a diretora Mariângela Galvão faz uma reconstituição do glamour e prazer da chamada “época de ouro”, nos anos 50, até a decadência do edifício, na década de 80. A sessão está marcada para este domingo, 31, às 18h, e é aberta ao público.

A película, rodada em 16mm,  indubitavelmente com depoimentos fortes e nostálgicos. O documentário reúne basicamente duas vertentes sobreviventes dos idos do Chanteclair. De um lado, os boêmios e curiosos do prazer de classe média, hoje, formados médicos, advogados, políticos ou empresários. Do outro, prostitutas, ex-prostitutas, ex-donos, ex-dançarinas e garçonetes da casa.

O Projeto - O Visor Plural, concebido pelo grupo de pesquisa F1 - fotografia, estética e contemporaneidade - da UFPE, prevê a exibição de filmes, documentários e conteúdo audiovisual voltados para a abordagem de temas e autores do universo fotográfico.  Aficionados pela área e fotógrafos terão oportunidade de acesso a um material de rara exibição. Segundo o professor José Afonso Junior, pesquisador do F1, os vídeos irão constituir, a cada encontro mensal, ponto de partida para troca de idéias entre a comunidade de fotógrafos e interessados na arte visual.  

Serviço
Visor Plural -
Chanteclair, a Dama da Noite
Arte Plural Galeria
Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - PE
31 de maio
Às 18h
Aberto ao público
Informações: (81) 3424.4431