quarta-feira, 27 de maio de 2009

Turismo Sustentável será desenvolvido no litoral do Cabo de Santo Agostinho

O International Trade Centre- ITC, uma agência de cooperação técnica da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial do Comércio (OMC), firmou Protocolo de Intenções com diversas instituições públicas e privadas de Pernambuco para promover o turismo sustentável e o comércio inclusivo no litoral do Cabo de Santo Agostinho.

Para selar oficialmente o acordo, os parceiros assinaram um Protocolo de Intenções, na tarde da quinta-feira, 30, no Espaço Reserva do Paiva, em Boa Viagem. Na ocasião, a Reserva do Paiva, a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, o Governo do Estado, através das Secretarias de Turismo, de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento, e da empresa SUAPE, além de SEBRAE, SENAC e SESI, a Via Parque S/A, o Eco Resort do Cabo de Santo Agostinho, o Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Petrobras, por meio da Refinaria Abreu e Lima, e a AMCHAM expuseram suas visões, idéias e compreensão dos desafios para o desenvolvimento do turismo sustentável na Região.

O ITC, a Prefeitura Municipal e a Reserva do Paiva já estão atuando junto às comunidades do litoral do Cabo desde fevereiro deste ano, fazendo levantamento das expectativas, prioridades e objetivos da população, e identificando as potencialidades e vocações do local. Com a assinatura do Protocolo de Intenções, e a adesão das demais instituições, a expectativa é que novas expertises técnicas sejam agregadas, e assim haja a ampliação do raio de atuação e a potencialização dos resultados esperados, servindo posteriormente de referência para outras regiões do Estado.

Sobre o ITC - O International Trade Centre tem projetos em 27 países abrangendo as três principais cadeias produtivas: agricultura, têxteis e turismo. Nesse setor, tem projetos na Colômbia, Moçambique, Filipinas e Senegal, com previsão de atuação também em Camboja e Nicarágua. No Brasil, o projeto piloto foi firmado em 2003, na Costa dos Coqueiros, litoral norte da Bahia, junto aos empreendimentos Costa do Sauípe e Reserva Imbassaí.