segunda-feira, 29 de junho de 2009

Abrasel-PE comemora sucesso do Brasil Sabor 2009

Peixe na Telha  - Foto - Eudes Santana 

Viagens, prêmios e muita comemoração. Na noite da última quinta-feira, 25, no Café Porteño, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Pernambuco (Abrasel-PE) comemorou o sucesso da edição deste ano do festival gastronômico Brasil Sabor. Realizado entre 29 de abril e 31 de maio, o evento reuniu 100 restaurantes de 12 localidades do Estado, colocando Pernambuco em terceiro lugar no ranking de estados com mais participantes. Já nesse primeiro momento, os números são verdadeiros recordes do evento.

O encerramento mostrou que o sucesso não parava por aí. O presidente da entidade, Mário Jorge Carvalheira, saudou as parcerias feitas como a da Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Turismo do Estado/Empetur e falou do trabalho desenvolvido com a operadora de cartões Visa. Foram nada menos que 84 mil transações feitas durante o festival. “Cerca de 90% dos restaurantes que participaram ficaram felizes com o resultado que o Brasil Sabor trouxe”, ressaltou.

Julietto - Foto - Eudes Santana Neste ano, o livro Segredos do Chef também teve um resultado superior. Todos os restaurantes venderam números da publicação, tanto que ele foi esgotado antes mesmo do fim do festival. Durante o Brasil Sabor, a Abrasel-PE promoveu blitz nos restaurantes participantes, avaliando a organização e a animação das equipes com o evento. Em 2009, o Galetus Ipsep foi o restaurante da Equipe Destaque. Em vendas, o vencedor foi o Peixe Na Telha, que vendeu exatos 1.217 Peixes à Chef Lúcia Soares. Em seguida, estão Guaiamum Gigante (327 pratos Mar em Fúria), Sushi Mi (213 Sushis 11 Anos), Confraria do Mar (196 pratos do Camarão Potiguar) e Plim Restaurante (188 pizzas Plim de Escarola). Na categoria fast-food, o grande vencedor foi o restaurante Julietto. A marca levou os cinco primeiros lugares, sendo a unidade do Shopping Recife o recordista de vendas com nada menos que 1.005 pratos comercializados. O prato da vez foi o Risoto Pernambucano. Os vencedores de cada categoria levaram um computador.

O evento, promovido pela Abrasel, em parceria com o Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu ainda um concurso cultural. Três clientes foram sorteados por completarem a frase, que foi também o tema do evento, Todos os sabores, uma só arte. Os sorteados foram Roberto P. Melo, cliente do Chinatown Guararapes; Luiz H. Tenório, do La Plage; e Micheline Mustafá, do Eki Sushimi.

O Brasil Sabor teve o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado e Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur); Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo do Recife; Pitu, Visa e Ultragaz, e apoio do Banco do Brasil, Ecolab, Porto Fino Recepções e Summerville Beach Resort.

Serviço
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – PE
Rua Ernesto de Paula Santos, 1.368, sala 902, Boa Viagem
Fone: (81) 3465.7570
www.abraselpe.com.br