terça-feira, 23 de junho de 2009

Conto Sete em Ponto apresenta espetáculo ‘Contos, cantos e acalantos’

A atração do projeto ‘Conto Sete em Ponto’ do mês de junho é o espetáculo “Contos, Cantos e acalantos”, que será conduzido pelo ator e músico carioca José Mauro Brant e apresentado nas cidades de Nova Lima, Belo Horizonte e Ouro Preto.

Amanhã, às 19h, a apresentação será no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, em Nova Lima (MG). Na quinta-feira, dia 25, também às 19h, Belo Horizonte recebe o espetáculo no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. E na sexta-feira, 26 de junho, o mesmo espetáculo ganha os palcos de Ouro Preto (MG), às 21h, no projeto ‘Conto Nove em Ponto’, realizado mensalmente na Casa da Ópera.

O espetáculo “Contos, Cantos e acalantos” segue a trilha dos trovadores medievais, menestréis, cantadores nordestinos e repentistas, que há muito tempo unem música à narração e tem a proposta de resgatar o prazer de contar e ouvir histórias, apresentando uma vasta pesquisa que une música e narrativas populares.

Pesquisando, há mais de sete anos, a linguagem do contador de histórias, José Mauro Brant (ganhador do prêmio Mambembe de melhor ator de 1997 por ‘Tuhu’, o menino Villa Lobos de Karen Acioly), assume a figura ancestral do narrador e, acompanhado do violonista Fábio Nin, convida o público a interagir com as emoções e sentimentos que povoam o nosso folclore.

História do espetáculo - A primeira versão de “Contos, cantos e acalantos” foi apresentada em 1996. Depois disso, o espetáculo virou referência, cresceu, foi apresentado em todo o Brasil e no exterior e agora Brant apresenta versão atualizada com a participação do violonista Fábio Nin (do Grupo Tira Poeira). Nesta temporada, José Mauro mostra o repertório que se transformou no CD “Contos, Cantos e Acalantos” que foi lançado pelo selo Biscoito Fino e ganhou o Prêmio TIM de Música Brasileira (categoria melhor CD Infantil) e o Premio Rival Petrobrás (categoria Atitude) pela pesquisa dos contos e cantos.

O projeto - O ‘Conto Sete em Ponto’ é um dos espetáculos de contação de histórias para adultos mais antigos do Brasil. A produção é do Instituto Cultural Aletria, com coordenação das contadoras de histórias Beatriz Myrrha e Rosana Mont’Alverne. É realizado há 11 anos consecutivos em Belo Horizonte, sempre na última quinta-feira do mês. Em 2009, ganhou versão itinerante em Nova Lima (MG), na última quarta-feira do mês, e em Ouro Preto (MG), onde foi batizado de ‘Conto Nove em Ponto’ e é apresentado na última sexta-feira de cada mês.

Serviço
Conto Sete em Ponto e Conto Nove em Ponto – “Contos, cantos e acalantos”

Nova Lima:
24 de junho
Às 19h
Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, Praça Bernardino de Lima, s/nº

Belo Horizonte:
25 de junho
Às 19h
Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Praça da Liberdade, 21, Funcionários

Ouro Preto:
26 de junho
Às 21h
Casa da Ópera
Rua Brigadeiro Musqueira, s/n,  Centro, Belo Horizonte – MG
Informações: (31) 3296.7903 
www.aletria.com.br
Evento Gratuito, com retirada de convites antecipadamente