Todo diabético pode submeter-se à cirurgia bariátrica e metabólica para, finalmente, abandonar o uso de remédios ou reduzir o consumo de insulina? Essa e outras perguntas referentes à doença, que ocorre quando existe um desequilíbrio nos níveis de insulina no organismo, serão respondidas pelo médico endocrinologista Ney Cavalcanti, na próxima segunda-feira (27), em palestra no Hospital da Unimed. Na ocasião, o cirurgião bariátrico Walter França, além de uma equipe de multiprofissionais, como psicólogo e nutricionista, falarão sobre a obesidade e problemas de saúde desencadeados pelo excesso de peso e de gordura no corpo. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado a partir das 19h.
Considerado um dos problemas mais graves de saúde pública, o diabetes responde por 40% das mortes por doenças cardiovasculares - a primeira causa de morte no mundo. No Brasil ele atinge cerca de 10% das pessoas entre 30 e 69 anos. Mas apenas metade delas sabem que são portadoras do distúrbio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença também é a causa principal de cegueira, amputações e deficiência renal. O "tipo 2", forma mais branda do diabetes, responde por 90% de todos os casos e pode ser controlado através da redução de ingestão de açúcar, de comidas gordurosas e de uma dieta rica em frutas, legumes e verduras.
Sobre os profissionais:
Ney Cavalcanti - Professor-Regente da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE). Coordenador do Departamento de Pesquisas Clínicas da Disciplina de Endocrinologia da FCM/UPE. Fellow em Endocrinologia e Diabetes pelo Oxford Centre for Diabetes, Endocrinology and Metabolism, Oxford University, UK.
Walter França – Delegado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) em Pernambuco. Coordenador do programa de cirurgia da obesidade do Hospital Jayme da Fonte, atua no programa de redução de estômago do Hospital Oswaldo Cruz, onde é professor convidado de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) e leciona a disciplina de cirurgia abdominal. Membro da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade (IFSO - International Federation for the Surgery of Obesity), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Membro da Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco.
Serviço
Palestra sobre Diabetes e Obesidade
Auditório do Hospital da Unimed
Praça Miguel de Cervantes, 188, Ilha do Leite, Recife – PE
27 de julho
A partir das 19h
Informações: (81) 3423.9272
Entrada gratuita