quinta-feira, 30 de julho de 2009

Sorriso em construção

O cirurgião faz as últimas inspeções em exames de raios-X e tomografias. Assim como um engenheiro, ele analisa bem o terreno onde pretende edificar os implantes, fazendo assim, o adequado planejamento para cada caso. Em algumas situações é possível em poucas horas conseguir um sorriso totalmente transformado. Ou melhor: reconstruído.

Os implantes normalmente utilizados pelos dentistas especializados substituem as antiquadas dentaduras ou tomam o lugar de dentes perdidos por fraturas e problemas irreparáveis de canal. O implante faz as vezes da raiz. Feito de titânio e semelhante a um parafuso, ele pode ser fixado nos ossos maxilares. Ali ele é rosqueado e, com o passar das semanas, incorporado pelo organismo. É a chamada osseointegração, uma união da peça metálica com o tecido ósseo. Em geral os cirurgiões esperam que essa fixação já esteja bem estável para instalar a prótese logo acima dela, na parte externa, sobre a gengiva. Por meio de uma cirurgia, sob anestesia local, um guia cirúrgico é colocado na boca do paciente e através dele serão executadas as perfurações ósseas com brocas especiais controladas por um motor computadorizado que executa a rotação perfeita para o leito ósseo.

Cuide dos dentes implantados - Assim como dentes e gengivas mal cuidados podem sofrer de doenças como a periodontite, a boca que contém peças de titânio mal higienizadas pode vir a ter uma perimplantite. O problema aparece ao redor da gengiva e dos ossos e pode resultar na perda dos implantes. Para evitar esse transtorno é preciso escovar muito bem os dentes e usar fio dental. Para aquelas pessoas que colocaram uma prótese fixa ocupando todo o arco dentário, o cuidado deve ser redobrado. Entre o aparelho e a gengiva fica um pequeno espaço necessário para uma boa higienização. O ideal é pedir boas dicas de escovação ao implantodontista — e, por favor, tratar de segui-las.

Benefícios do procedimento - Com o avanço das técnicas, o tratamento tornou-se mais rápido e traz a restauração da arcada de forma mais parecida com seu estado natural. Proporciona, também, maior conforto e confiança devido à eliminação de próteses totais ou parciais mal ajustadas ou soltas. Preserva a estrutura dos ossos maxilares pela redução de possível deterioração, mantendo a estética facial. Evita, ainda, o desgaste de dentes vizinhos, necessários para a colocação de próteses fixas sem implantes e traz de volta a satisfação de mastigar com o próprio dente.