sexta-feira, 31 de julho de 2009

Tecnologias de sustentabilidade são focos do Grupohotel

Assuntos relacionados aos chamados Green Buildings, ou Construções Verdes, foram o mote da 60ª edição do Encontro Itinerante do Grupohotel- Grupo Dos Profissionais Executivos do Mercado Hoteleiro, realizado no dia 28 de julho no Hotel Meliá Jardim Europa, na capital paulista. Empresários e executivos dos ramos de hotelaria, construção civil, comércio, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de sustentabilidade, formaram o concorrido público do evento que teve inscrições gratuitas.

O presidente do Grupo e promotor do evento, Vicente Lamachia, na ocasião reafirmou o compromisso em realizar novos eventos de sustentabilidade na construção e operação funcional de edifícios com sustentabilidade ambiental. “Nossa idéia é mostrar o desafio de aliar crescimento com responsabilidade ambiental ” .
O evento reuniu diversas empresas, fabricantes de equipamentos, prestadores de serviços e entidades promovendo dessa forma a integração de todas as tecnologias bem como o conhecimento entre seus representantes. Os palestrantes se alternaram mostrando os fatores críticos capazes de aumentar a ecoeficiência das edificações e de auxiliar as empresas no cumprimento da legislação, sem arcar com multas e sanções.

Segundo o engenheiro Marcio Takata da empresa EnovaSolar, o Brasil é um Pais privilegiado em temos de ensolação, mas ainda aproveitamos muito pouco desta fonte de energia gratuita. “Hoje possuímos tecnologias que viabilizam a utilização da energia solar nas mais diversas aplicações. Além das aplicações para aquecimento residencial, o aquecimento solar vem ganhando espaço no setor industrial e de serviços tais como academias, lavanderias e hotéis”, ressaltou.

O engenheiro destacou que as empresas cada vez mais têm percebido os benefícios gerados pela utilização de energia solar em parte de sua matriz energética. Os benefícios apontou ele, estão nos Ganhos Ambientais => Redução na emissão de CO2; Ganhos para Imagem=> Modernidade, inovação e Sustentabilidade e Ganhos operacionais=>Menores custos de manutenção/operação.

Na ocasião ele mostrou ao público presente que a Enova Solar tem ajudado empresas na avaliação dos potenciais e na implementação de soluções em energia solar nos mais diversos segmentos econômicos.

O diretor da GBC Brasil, Marcos Casado, que tem o objetivo de regulamentar, promover e certificar as construções sustentáveis em todo Brasil e no Mundo, falou sobre os benefícios dessas certificações como drástica redução de custos operacionais, forte valorização imobiliária e uma melhora fantástica de conceito empresarial entre seus pares.O representante da Robert Bosh, Eduardo Nagasawa, apresentou o sistema de aquecimento solar com alta confiabilidade, enfatizando que o mesmo pode funcionar integrado com aquecimento a gás, promovendo um excelente custo-benefício.

Eduardo Polidorio da Philips, por sua vez, abordou o avanço tecnológico de iluminação utilizando-se a luz de LED. Com isso, ressaltou, obtem-se uma significativa redução de custo de energia elétrica, pois a mesma possui alta luminância.Marco Castilho, mostrou que a Hydro Solution possui tecnologia do re-uso da água através de aplicações tecnológicas específicas para cada necessidade como fábricas e condomínios. Salientou ainda a utilização de calhas na captação de água da chuva promovendo uma economia total de até 98%.Samy Menasce, da Brasil Ozônio descreveu a ampla utilização do gás ozônio ,como fundamentalmente a substituição de processos químicos utilizados em diversas necessidades empresariais e residenciais como a substituição de vermífugo, higienização de piscinas formando uma nova cadeia extremamente saudável. Luiz Fernando, presidente da Ecoesfera, confirmou a vocação da empresa em projeto e construção sustentáveis, já possuindo tradição na aplicação de técnicas avançadas objetivando as práticas corretas já existentes neste setor. No final do evento, Lamachia congratulou-se com o público e parceiros, enfatizando com base nas palestras apresentadas, que se trata de uma grande conquista da sociedade e uma nova conscientizarão de operadores e consumidores de energia sustentável.

O evento tem o apoio da Gree Building Council Brasil ; Câmara Brasil Alemanha –Meio Ambiente e Sustentabilidade ; FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil ; Associação Brasileira de Resorts; Associação da Hotelaria de Selva da Amazônia Brasileira ; ABRACOHR – Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes , AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura CREA-SP .

Serviço
Inscrições pelo fone: (11) 5531.1252
E-mail: grupohotel@grupohotel.com.br
Site: www.grupohotel.com.br