sábado, 29 de agosto de 2009

Ameron Brasil inaugura fábrica em Betim com linha de produtos inédita fora dos EUA

O grupo multinacional é o maior fabricante mundial de tubos em fibra de vidro para os mercados Químico, Industrial, Energia, Transporte e Infra-Estrutura. As plantas industriais da marca têm equipamentos de alta tecnologia para fabricar produtos de última geração com foco na indústria mundial do petróleo. Uma de suas linhas é especializada em sistemas de tubulações em fibras de vidros para aplicações em campos petrolíferos, incluindo prospecção, extração, construção de navios e plataformas.

A Ameron International, um dos maiores conglomerados empresariais do mundo em seu segmento de atuação, está inaugurando sua nova planta fabril na América do Sul, em Betim (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte.

A fábrica da Ameron Brasil, que inicialmente seria construída no município de Macaé, na região da bacia de Campos (RJ), teve seu destino final definido para o território mineiro graças à oferta de incentivos fiscais do Governo de Minas Gerais, entre eles a criação de 100 novos empregos diretos.

Unidade verde-amarela - A Ameron Brasil investiu 50 milhões de reais na construção da planta em Betim, incluindo obra civil, infra-estrutura e equipamentos. O montante é proveniente de recursos próprios. A unidade começou a ser construída em fevereiro de 2008 e entrou em operação no início de 2009.

O terreno onde a fábrica está instalada ocupa uma área de 75 mil m2, incluindo espaço de preservação ambiental. A área construída ocupa 8, 5 mil m2, com projeto já aprovado para expansão de mais quatro mil m2 destinados à instalação de novas linhas de produção da empresa.

Inicialmente, a Ameron Brasil irá gerar 80 empregos diretos, em dois turnos diários de trabalho, com a entrada em operação da linha Centron. “No primeiro ano de funcionamento chegaremos a 120 empregos diretos em Betim, com o terceiro turno iniciando operação. A meta é chegar a 100 empregos gerados a partir do início das atividades da linha Bondstrand, com 60% de utilização da capacidade instalada”, explica Fernando de Lima Netto, Diretor Superintendente da empresa.  

Linha Centron - A Ameron Brasil é a única unidade do grupo Ameron International no mundo, fora dos EUA, a ter a linha Centron operando. “Os sistemas de tubulações em fibra de vidro fabricados pela linha cumprem os requisitos exigentes apresentados pela indústria de óleos e combustíveis e podem atender as necessidades específicas de muitas áreas e regiões climáticas, incluindo desde os desertos áridos da África ou no frio congelante da Sibéria”, destaca Fernando.

As principais vantagens de utilização das tubulações em fibra de vidro com a marca Centron incluem a excelente resistência à corrosão interna de produtos químicos, óleo bruto, resíduos, água de injeção e bactérias; longa vida útil do produto; alta capacidade de pressão; baixos custos de instalação, índice de parafina e depósito de calcário e, o mais atrativo, chega a ser 20% mais barata que o aço.

A capacidade instalada da fábrica para esta linha é de 1.500 quilômetros por ano, com produção de tubos que variam de dois a dez polegadas de diâmetro. O foco da empresa é suprir a demanda do mercado sul-americano, atualmente atendida pelas outras fábricas do grupo.

Holding - A Ameron International Corporation é uma fabricante multinacional de produtos e materiais com engenharia agregada e foco nos mercados Químico, Industrial, Energia, Transporte e Infra-Estrutura.

Negociada na Bolsa de Valores de Nova York, a Ameron destaca-se na linha de transmissão de água e produtos de aço, como torres eólicas; tubos de fibra de vidro para a transmissão de petróleo, produtos químicos e fluídos corrosivos e materiais e produtos especiais usados em projetos de infra-estrutura.

A empresa opera plantas na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul, além de participar de uma joint venture no Oriente Médio.