terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Beleza e a tradição da renda renascença na Casa da Cultura

Um intricado de códigos de nós, pontos e entrelaçados vão, aos poucos, dando lugar a traços marcantes e delicados, que irão, um a um, compor peças como toalhas, lençóis e vestidos. A atividade exige dedicação, paciência e amor – sentimento que move famílias inteiras a cultivarem a tradição do bordado da renda renascença em Pernambuco. Para divulgar a importância da arte, a estilista e artesã Fátima Mergulhão realiza, de 24 de agosto a 24 de setembro, a 13ª Mostra Fátima Rendas, evento que já faz parte do calendário de moda e arte da cidade e que, este ano, tem como tema “Missão e Fé – mãos que, juntas, embalam sonhos através da arte de criar rendas”.

Na ocasião, o acervo da família Xavier Mergulhão, que convive com a bela e delicada arte há três gerações, será exibido ao público presente. Composta por cerca de 150 trabalhos exclusivos ou com produção limitada, entre peças de moda, cama, mesa, banho e decoração, a coleção traz criações que receberam prêmios internacionais, como o Troféu Leão de Honra Quality Internacional, em 2002, pela qualidade em fabricação de rendas, e a Menção Honrosa recebida da UNESCO, em 1997, pela qualidade artística e pela utilização de materiais da região de origem.

Ainda na mostra, os visitantes poderão conhecer a transformação de uma simples linha em uma bela peça de artesanato a partir de demonstrações das rendeiras, que vão explicar, detalhadamente, o processo artístico que envolve toda a criação. Outros detalhes também merecem atenção especial: a perfeição dos pontos, a elegância das peças e a criatividade das criações, além da história de cada uma. A abertura da 13ª Mostra Fátima Rendas foi hoje. A exposição ficará em cartaz durante um mês, no Raio Oeste da Casa da Cultura. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, durante a semana, e das 9h às 14h, aos domingos. A entrada é gratuita.

Herança - A ligação da família Xavier Mergulhão com a renda renascença teve início com a matriarca, Dona Marieta Monteiro Xavier. Desde então, Dona Marieta vem transmitindo aos herdeiros técnicas de bordado, além da importância e o devido respeito à arte. Motivada por esses valores, sua filha, Fátima Mergulhão, identificou uma oportunidade de divulgar a história e a beleza da renda produzida pela sua família em Pesqueira e Poção (Agreste do Estado), inaugurando a primeira loja da rede Fátima Rendas, na Casa da Cultura. A constatação da delicadeza e elegância das peças após a abertura do primeiro ponto de venda foi o pontapé inicial para a trajetória de sucesso da marca, que hoje possui seis lojas, localizadas em Recife, Salvador e São Paulo. A empresa, inclusive, já exportou para países da Europa, Japão e Estados Unidos.

Serviço
13ª Mostra Fátima Rendas
“Missão e Fé – mãos que, juntas, embalam sonhos através da arte de criar rendas”
De 24 de agosto a 24 de setembro
De segunda a sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 14h
Casa da Cultura
Raio Oeste
Entrada Gratuita