terça-feira, 25 de agosto de 2009

O improviso no jazz e na música instrumental brasileira

O músico André Queiroz é o convidado do projeto Estação Pátio Savassi para encerrar o ciclo de debates do mês de agosto com a palestra “A Música, a Razão e a Improvisação”. O encontro será realizado no anfiteatro do Pátio Savassi, a partir das 11h.

O fio condutor da palestra será a experiência musical de 25 anos atuando como baterista e sua relação com a improvisação. A partir disso, André vai analisar o fenômeno da improvisação na música popular, principalmente através da música instrumental brasileira e do jazz. O público poderá interagir com a palestra a partir dos exemplos que André usará para exemplificar o tema da discussão.

André “Limão” Queiroz iniciou na música aos seis anos de idade, estudando trompete com o próprio pai. Depois veio a percussão e, mais tarde, a bateria. Desde 1985, atua profissionalmente em estúdios e palcos do Brasil e do mundo, acompanhando grandes representantes da música. Em 2006, abraçou a carreira de professor e desde então leciona no curso de Música Popular e de Percussão da Escola de Música da UFMG.

Sobre o projeto - Com curadoria da Estação do Saber, o Estação Pátio Savassi, recebe, semanalmente, intelectuais, escritores e profissionais renomados para palestras gratuitas e bate-papos com o público no anfiteatro do shopping.

Debates online - Em agosto, o tema das palestras é “Mais além da razão”. Quem quiser dar continuidade ao debate, as discussões sobre as palestras se mantêm no ambiente virtual através do fórum: www.estacaodosaber.art.br ou pelo Twitter (Julia Ramalho Pinto www.twitter.com/arpjulia). No Twitter são postados frases e comentários ao vivo das apresentações. Através desses ambientes, buscam-se redes sociais que discutam temas relativos à cultura.

Serviço
“Estação Pátio Savassi – Palestra: A Música, a Razão e a Improvisação”
29 de agosto
Às 11h
Pátio Savassi
Av. do Contorno, 6061, Savassi, Belo Horizonte – MG
SAC Pátio Savassi: (31) 3263.8500
Site: www.patiosavassi.com
Entrada Franca