segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Teatro da UFPE recebe Aulão de Literatura

O ano de 2009 é de mudança para os vestibulandos. É que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está diferente, modificou seu formato e tornou-se um dos principais elementos nos processos seletivos de universidades e institutos federais de todo Brasil. Para evitar surpresas, é preciso estar atento às quatro áreas de conhecimento e suas tecnologias exigidas, sobretudo à Linguagem e códigos, um dos pilares da prova. Com o objetivo de preparar os alunos de maneira dinâmica e eficaz, acontece o Aulão da Independência, no dia 07 de setembro, das 8h às 18h, no teatro da UFPE.

Com o tema Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, o Aulão foi organizado pelos professores de literatura Moisés Neto e Fátima Amaral e está em sua sexta edição. O objetivo é ampliar os horizontes de compreensão dos textos literários e não-literários, além das artes em geral pelos estudantes. Para isso, especialistas em literatura, linguística, filosofia, sociologia e teorias da comunicação estarão entre os convidados para abordar os conteúdos exigidos pelos processos seletivos de vestibulares.

Com metodologia baseada na interdisciplinaridade e contextualização, a ideia é valorizar o conhecimento do aluno e a sua capacidade de raciocinar, associando os conteúdos exigidos ao cotidiano e às outras áreas do conhecimento. “Os gêneros textuais, a literatura, a cultura de massa, o multiculturalismo e a inclusão social serão trabalhados através de ferramentas como charges, quadrinhos, textos de outdoors, músicas, crônicas, contos, documentários e teatro”, explica a professora Fátima Amaral.

Os gêneros dramáticos também fazem parte da programação. Serão apresentados esquetes teatrais com base nas leituras recomendadas pelos vestibulares da Universidade de Pernambuco (UPE) e da 2ª fase da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os autores das obras também serão trabalhados por meio de vídeos documentários, que abordam não só as características e estrutura dos textos como também o contexto social em que elas foram escritas. “Haverá uma homenagem aos 100 anos do nascimento do poeta Patativa do Assaré que está entre as leituras recomendadas no vestibular da UPE”, completa Fátima Amaral.

O ingresso para o Aulão da Independência custa R$30, com material ce resumo das obras literárias recomendadas, e poderá ser adquirido antecipadamente no endereço Rua Henrique Dias, 114, Derby. No dia do evento estará a venda na bilheteria do teatro da UFPE. Mais informações telefones (81) 3077.6685 e (81) 8757.7256.