segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Bienal do Livro recebe a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009

A Bienal do Livro, de 02 a 12 de outubro, será palco de divulgação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, através de estande da SBPC-PE. A entidade, responsável pela organização desta sexta edição do programa, promoverá nos dias da feira pesquisa em livro digital para mostrar a acessibilidade e importância da ciência e tecnologia para o dia-a-dia do indivíduo. “Vamos mostrar como associar a pesquisa com a tecnologia atual, contribuindo para a criação da cultura científica e promovendo a consciência cidadã”, destaca o secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Francisco Luiz dos Santos.

Entre vários benefícios, o livro digital da SBPC/PE possibilitará aos visitantes da feira acesso sincronizado à mesma página na web ao mesmo tempo. Com esta versão bibliográfica em multimedia, monitores mostrarão a forma correta de realizar pesquisas na internet por palavra chave, além de se integrar melhor nas novas tecnologias por meio de imagens em movimento e reprodução de sons. “Hoje, a biblioteca é o ‘mundo’ ou a web. E, por isso, nosso livro congregará uma vasta biblioteca científica para ajudar no processo de pesquisa dos visitantes da feira”, comenta Santos.

O espaço será movimentado ainda com ação cultural focada no balonismo, através da reprodução moderna de modelo desenvolvido pelo padre Bartolomeu de Gusmão, há 300 anos. O balão improvisado, criado com projeto do historiador e artista olindense Ricardo Fernandes Barros Bezerra, compõe uma cesta que possibilitará o acesso de crianças. Desta forma, pais e filhos terão a oportunidade da fazer um registro único em foto, produzida pelos monitores do estande, que enviarão os cliques por e-mail.

O Balão da SNCT 2009 é uma homenagem ao clérigo, que é considerado o Pai do Balonismo. Ele nasceu na cidade de Santos-SP, em 1685, e faleceu em 1724, em Toledo, Portugal. Sacerdote, cientista e inventor, Bartolomeu de Gusmão ficou famoso por ter inventado o primeiro aerostato operacional, possibilitando grandes avanços no processo de aviação. E, por isso, tornou-se uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial. “Queremos desmistificar a imagem da ciência para o cotidiano da sociedade, através da cultura e de ações sócio-educativas. E a Bienal é um espaço que congrega pólos e o público-alvo para nossa meta”, ressalta Santos.

A Bienal acontece no pavilhão de eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, no Complexo Salgadinho. E integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, que acontece entre os dias 18 a 25 de outubro próximo. Coordenado no estado pela Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/PE), o programa foi desenvolvida em 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia para o dia a dia do indivíduo, valorizando a criatividade, atitude científica e inovação para mobilizar da população, em especial crianças e jovens.

SNCT 2009 - com o objetivo de promover Semana (SNCT) chega neste a sua sexta edição, com uma série de atividades em Pernambuco. O programaSob a temática “Ciência no Brasil”, a comissão organizadora está mobilizando entidades para participar da iniciativa, integrando atividades relacionadas a questão na programação, na página da SNCT (www.semanact.mct.gov.br).

Durante oito dias, o programa movimentará diversas ações e projetos na Região Metropolitana e em cidades do interior de Pernambuco, realizada por entidades parceiras em todo estado. Este trabalho conta com o apoio de cerca de 120 organizações e instituições parceiras, como o a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de Pernambuco, Espaço Ciência, Instituto de Pesquisa Agropecuária (IPA), Prefeitura de Caruaru, Instituto CEFET, Prefeitura do Recife, UFRPE, Instituto Oceanário, UFPE, PCR, UPE, CPRH, Fundaj, UPE, entre outros. Cada parceiro do programa desenvolve atividades agendadas na página da SNCT, que são realizadas em dias e horários programados em espaços variados. Toda ação integrada à programação envolve monitores e profissionais qualificados, que ainda contam com o acompanhamento de professores e pesquisadores das diversas entidades. “A atividade é desenvolvida de forma a despertar o interesse do público para o nosso objetivo maior que é formar uma consciência cidadã através da cultura científica”, ressalta Santos.

Serviço
VI SNCT na Bienal do Livro 2009
18 a 25 de outubro
Abertura em Caruaru
Shopping Difusora (Auditório)