quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Chegada do sol antecipa corrida às academias

Com a abertura oficial do verão programada para o próximo feriadão da Independência, no dia 7 de setembro, quem pretende desfilar com tudo em cima já começa a correr atrás do prejuízo. Como no Nordeste, as estações do ano não são bem definidas, o sol aparece bem mais cedo e, com ele, cresce a vontade de entrar em forma, o quanto antes, e aproveitar, ao máximo, esta época mais quente do ano.

Pegando carona no aumento do número de alunos, as academias movimentam modalidades inéditas e criam eventos externos, em contato com a natureza, para incentivar os alunos a prática de atividades físicas e a uma conseqüente perda de peso com saúde. A Academia R2, em Boa Viagem, é um exemplo. Além de movimentar o Running Class, uma modalidade inédita no Nordeste, que ensinar o aluno a correr, ainda promove eventos.

Sob a batuta do professor de educação física, personal trainer e coordenador de natação da R2, Nuno Trigueiro, a academia realiza no próximo dia 12, o Running Beach. A atividade com largada às 8h, no calçadão de Boa Viagem, em frente a rua Bruno Veloso, possui dois percursos: de 4 km até o 2º Jardim e de 8 Km, até o JCPM, no Pina.

A atividade, aberta ao público, conta com 100 vagas. Os inscritos ganharão camisa alusiva ao evento, água durante todo o percurso, mesa de frutas na chegada, além de medalha de conclusão da prova, que será dada a todos que cumprirem todo o percurso. “ È muito bacana ver a alegria de quem consegue cumprir toda a prova”, comemora Nuno. As inscrições para o Running Beach podem ser realizadas na Academia R2. Alunos pagam R$ 10,00 e, o público em geral, R$ 15,00.

As aulas de Running Class, sempre com turmas ecléticas, acontecem em cima de esteiras modernas, numa sala recém construída na R2. De acordo com o coordenador de ginástica da Academia e, também professor da modalidade, Carmelo Pina, homens e mulheres, de faixas etárias diferentes, têm lotado as aulas, muitas vezes, com objetivos distintos. “Muitas pessoas treinam para competir e outras para emagrecer”, confidencia Pina.

O pontapé inicial é dado quando o aluno se submete a uma avaliação física para saber se pode encarar as aulas. A corrida na esteira só é vetada a quem tem problemas nas articulações. Todos os alunos participam da atividade usando um frequencímetro, para avaliar os batimentos cardíacos e, consequentemente, saber o seu condicionamento físico. A aluna Daniela Bachmann, praticamente de corrida há anos, esta adorando as aulas. “A música programada te empolga. Além disso, há limites a serem superados e isto te impulsiona. Eu saio da aula cansada, mas renovada”.

Apesar do ritmo musical ser único na sala de aula, cada aluno tem um programa de treinamento específico a seguir, orientado pelo professor, que visa contemplar objetivo e ritmo pessoal do atleta. Durante 45 minutos, os alunos se exercitam comandados por uma sequência de músicas programadas que privilegia do dance ao flashback de músicas da década de 80.

Dependendo do ritmo do aluno, numa aula de Running Class pode- se perder de 300 a 700 calorias. Esta atividade física amplia o desempenho cardiorespiratório, cardiopulmonar, auto estima, qualidade de vida e aumenta a densidade óssea podendo prevenir a osteoporose. Entre os benefícios visíveis podemos citar melhora de toda a musculatura dos membros inferiores como glúteo, coxa e panturilha.

Sob a batuta dos professores Carmelo Pina, Renata da Fonte, Nuno Trigueiro, Solange Porto e Renê Albino, as aulas acontecem na Academia R2, em Boa Viagem, de segunda à sábado, em todos os turnos.

Serviço
Academia R2
Rua Bruno Veloso, 528, Boa Viagem, Recife – PE
Informações: (81) 3327.1437