sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Espetáculo “Galileu” por Bertold Brecht é encenada na IV Semana Municipal de Ciências e Tecnologia

Em 1937, o dramaturco e poeta Bertold Brecht apostava numa nova obra que ganharia destaque no seu “teatro épico’ com o texto de “Galileo Galileu” (Leben des Galilei, em alemão), que foi encenado entre os anos de 1937 até 1943. Esta obra ganha os palcos recifenses entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro próximo, na programação da IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, organizada pelo CECINE e a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Recife, e que integra a SNCT 2009 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia).

Esta montagem é realizada pela Cia. de Teatro Paulista, sob direção de Edhnaldo Reys, e será encenada no Teatro Apolo, de segunda a quinta às 11h, 14h30 e 19h30, e na sexta (dia 02), às 17h. Mas, com o tema “Recife – Berço da Astronomia das Américas”, a programação da IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia ainda contemplará palestras, apresentações teatrais e oficinas a serem realizadas nos teatros Apolo e Hermilo Borba, além de visitas ao observatório da Torre Malakoff. Essas ações acontecem de segunda (dia 28) até sexta (dia 02), das 9h às 11h e das 14h às 20h30.

De acordo com a Gerente de C&T da Diretoria de Apoio à Inovação Tecnológica, Gilca Sobral, o objetivo da iniciativa (instituída na forma de Lei Municipal 17.253, em setembro de 2006) é divulgar e popularizar a ciência entre a população através de ações sócio-culturais e educativas. Este ano, a IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia terá como foco principal o ano internacional da astronomia e, por isso, realiza eventos em homenagem aos quatro séculos das observações do céu feitas por Galileu Galilei e da construção do primeiro observatório das americas em 1638 por George Marcgraf, pintor, cartógrafo, aquarelista, astrônomo, naturalista e desenhista alemão que integrou a comitiva de Maurício de Nassau no Século XVI.

“Para nós, a grande realização da IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia será a mobilizado a população, em especial crianças e jovens da cidade do Recife, em torno de atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a inovação e a popularização do espírito científico. Contribuindo, assim, para o desenvolvimento e progresso da ciência”, ressalta Sobral. Nesses cinco dias de atividades, terão oportunidade de acompanhar esta iniciativa no Teatro Apolo 287 pessoas, sendo 200 alunos provenientes da rede pública de ensino e 87 público geral. Nas oficinas, participarão 350 alunos por tópico, enquanto se beneficiarão da visita ao Observatório da Torre Malakoff 200 alunos por visitação. Ao todo, a IV SMCT pretende beneficiar cerca de 2.300 alunos da rede pública de ensino.

SNCT 2009 - Com o objetivo de promover e popularizar a Ciência e Tecnologia, a SNCT chega nesta sua sexta edição com uma série de atividades em Pernambuco. Sob a temática “Ciência no Brasil”, a comissão organizadora está mobilizando entidades para participar da iniciativa, integrando atividades relacionadas a questão na programação, na página da SNCT (www.semanact.mct.gov.br).

Durante oito dias, o programa movimentará diversas ações e projetos na Região Metropolitana e em cidades do interior de Pernambuco, realizada por entidades parceiras em todo estado. Este trabalho conta com o apoio de cerca de 120 organizações e instituições parceiras, como o a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de Pernambuco, Espaço Ciência, Instituto de Pesquisa Agropecuária (IPA), Prefeitura de Caruaru, Instituto CEFET, Prefeitura do Recife, UFRPE, Instituto Oceanário, UFPE, PCR, UPE, CPRH, Fundaj, UPE, entre outros. Cada parceiro do programa desenvolve atividades agendadas na página da SNCT, que são realizadas em dias e horários programados em espaços variados. Toda ação integrada à programação envolve monitores e profissionais qualificados, que ainda contam com o acompanhamento de professores e pesquisadores das diversas entidades. “A atividade é desenvolvida de forma a despertar o interesse do público para o nosso objetivo maior que é formar uma consciência cidadã através da cultura científica”, ressalta Santos.

Serviço
IV Semana Municipal de Ciência e Tecnologia/ SNCT Pernambuco 2009
De 28 de setembro a 25 de outubro
Teatro Apolo
Teatro Hermilo Borba e Torre Malakoff