domingo, 6 de setembro de 2009

A piadina do restaurante La Piadina representa uma releitura dos lanches tradicionais

A Piadina, ou Piada, prato típico da região da Emília Romagna, pouco conhecido dos brasileiros, é uma atração constante no restaurante La Piadina, em São Paulo. O Piadina é um “pão” típico feito à base de farinha e azeite extra virgem, assado na pedra sabão, que pode ser degustado com manteiga ou com recheios diversificados e saborosos servidos à moda italiana.

Este “pão” típico é a base da culinária  Romagnola, que junto com Emília, formam a belíssima região histórica da Itália setentrional. Desde a antiguidade, a Piadina era a base do sustento das famílias mais humildes que, com farinha e água somente, substituíam o pão, pois davam maior sensação de saciedade.

Atualmente a Piadina tornou-se bem sofisticada. Como lanche com recheios doces ou salgados, ou no acompanhamento de antepastos e pratos variados, a massa, feita em chapa de Pedra Sabão, caiu no agrado dos gastrônomos e curiosos da culinária italiana.

Os italianos da gema, freqüentadores do simpático restaurante da Rua Atílio Innoccenti, fazem como na terra natal, e degustam a Piadina em pé, junto ao balcão, como um lanche rápido. Mas que sabores pode-se encontrar no cardápio!

Para as opções quentes, um boa pedida é a piccanti, recheada de salame picante italiano, queijo brie e rúcula; já a valdostana, vem com speck, que é um presunto cru defumado na palha de arroz e queijo brie. Nas opções frias, o al samone, com salmão defumado, cream cheese e cebolinha, ou a parmegiana, que é uma combinação de presunto cru, rúcula, tomate e grana padano, um parmesão italiano extremamente saboroso, fazem a diferença.

Para os radicais na alimentação saudável, uma ótima opção é a vegetariana, com berinjela, abobrinha, pimentão, radichio, rúcula e ricota fresca condimentada, que agrega sabor aos paladares mais exigentes.

Mas a Piadina Doce, recheada de doce de leite (dolce di latte), ou Nutella com coco (alla nutella com coco) ou Nutella com sorvete (alla nutella com gelato), finalizam muito bem este festival de sabores.

Sobre o La Piadina – Restaurante típico italiano no bairro de Vila Olímpia, com ênfase na cozinha de Emília Romagna, como as Piadinas ou Piadas, pães característicos desta região da Itália setentrional. Inaugurado em maio de 2008, conta com a competência do Chef João Augusto Marino, que foi aprendiz em restaurantes típicos na Itália, e hoje pilota uma cozinha extremamente saborosa e competente.

Serviço
La Piadina
Rua Prof. Atílio Innocenti, 911, Vila Olímpia, São Paulo – SP
Tel. (11) 3926.5427
www.lapiadina.com.br