quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Como ficam a educação e a juventude com a web 2.0?

O homem atual não consegue viver sem interagir, compartilhar e comunicar. A informação é a mais recente revolução tecnológica. O alcance ilimitado da voz e da imagem induz a nova forma de pensar e de se relacionar. Nesse contexto, o jovem é o personagem principal, e a escola passa a desempenhar e assumir um novo papel diante relação educação, juventude e internet.

Para analisar as mudanças de comportamento na educação juvenil, provocadas pelas novas ferramentas de informação e comunicação, o projeto Estação Pátio Savassi recebe o designer de informação, Leonardo Oliveira. Ele vai ministrar a palestra ‘Os jovens, a educação, a internet e as novas tecnologias’, neste sábado, a partir de 11h, no anfiteatro do Pátio Savassi. A entrada é franca.

“A nova geração tem uma enorme facilidade de conhecimento e utilização das novas tecnologias porque participou do início da era da informática. Os jovens atuam no mundo de hoje mediado pela telemática e são protagonistas na consolidação da sociedade da informação”, destaca Leonardo Oliveira. Ele participou do Projeto “Ações educativas integradas – uma escola para e com a juventude”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, onde ministrou a disciplina ‘Tecnologia da Informação na Escola e Novas Linguagens Juvenis’. Todos estes temas serão abordados em sua palestra. 

Sobre Leonardo Oliveira - Designer de informação e coordenador da Incubadora de Projetos da Escola de Design da UEMG. Desde 2008, atua como professor da disciplina ‘Informatização e Juventude’, do Projeto “Qualificação de Jovens em Conservação Museu de Artes e Ofícios”. Entre 2000 e 2005, coordenou as oficinas do Projeto “Guernica Digital”, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

O ‘Estação Pátio Savassi’, que em outubro analisa o tema ‘Quero saber sobre Internet: política, ciência e educação’, é um projeto do Shopping Pátio Savassi, com coordenação da Estação do Saber e curadoria de Júlia Andrade Ramalho Pinto. O objetivo é promover conversações sobre assuntos do mundo contemporâneo, com presença de intelectuais, escritores e renomados especialistas.

Rede social - O público pode acompanhar as palestras pelo Twitter (www.twitter.com/arpjulia), onde são postadas frases e comentários ao vivo. Quem quiser ampliar o tema discutido pode participar do fórum no site: www.estacaodosaber.art.br. Nestes ambientes, o objetivo é formar redes sociais que discutam temas relativos à cultura.

Serviço
Estação Pátio Savassi – ‘Os jovens, a educação, a internet e as novas tecnologias’
24 de outubro
Às 11h 
Anfiteatro do Pátio Savassi
Av. do Contorno, 6061, Savassi, Belo Horizonte – MG
SAC Pátio Savassi: (31) 3263.8500
Site: www.patiosavassi.com
Entrada Franca