quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Musculação e Running Class, modalidades do verão, na R2

Com a chegada antecipada do sol no Nordeste, já na Primavera, a Academia R2, em Boa Viagem, pilotada por Mônica Freire e os Rodrigos Longman e Colaço, investem nas aulas de Running Class, que acontecem em espaço ampliado e na aquisição de novas máquinas da linha americana Hammer Strength.

Por ser uma atividade aeróbica, as aulas de Running Class, que ensinam a correr, estão com turmas lotadas, em todos os horários. “ Como o público desta modalidade vem crescendo investimos na ampliação do espaço. Agora a sala além de contar com vista panorâmica, já que umas das paredes é toda de vidro, ganhou dez novas esteiras “, salienta um dos sócios Rodrigo Longman.

De acordo com o coordenador de ginástica da Academia e, também professor da modalidade, Carmelo Pina, homens e mulheres, de faixas etárias diferentes, têm lotado as aulas, muitas vezes, com objetivos distintos. “Muitas pessoas treinam para competir e outras para emagrecer”, confidencia Pina.

O pontapé inicial é dado quando o aluno se submete a uma avaliação física para saber se pode encarar as aulas. A corrida na esteira só é vetada a quem tem problemas nas articulações. Todos os alunos participam da atividade usando um frequencímetro, para avaliar os batimentos cardíacos e, consequentemente, saber o seu condicionamento físico. A aluna Daniela Bachmann, praticamente de corrida há anos, esta adorando as aulas. “A música programada te empolga. Além disso, há limites a serem superados e isto te impulsiona. Eu saio da aula cansada, mas renovada”.

Apesar do ritmo musical ser único na sala de aula, cada aluno tem um programa de treinamento específico a seguir, orientado pelo professor, que visa contemplar objetivo e ritmo pessoal do atleta. Durante 45 minutos, os alunos se exercitam comandados por uma sequência de músicas programadas que privilegia do dance ao flashback de músicas da década de 80.

Dependendo do ritmo do aluno, numa aula de Running Class pode- se perder de 300 a 700 calorias. Esta atividade física amplia o desempenho cardiorespiratório, cardiopulmonar, auto estima, qualidade de vida e aumenta a densidade óssea podendo prevenir a osteoporose. Entre os benefícios visíveis podemos citar melhora de toda a musculatura dos membros inferiores como glúteo, coxa e panturilha.

A sala de musculação, passagem quase que obrigatória de todos os alunos da academia, ganha seis novas máquinas, neste mês de outubro, da linha americana Hammer Strength, totalizando dez. Com esta aquisição, a R2 passa a ser a única do Norte/Nordeste a possuir o certificado de Centro de Treinamento Hammer Strength, melhor linha de peso livre da Life Fitness.

De acordo com um dos professores de musculação da R2, Marreta, o grande diferencial dos equipamentos da Hammer Strenght é que eles permitem uma ativação muscular maior e que se aproxima do movimento natural do corpo. “As máquinas propiciam maior ação muscular, com menor sobrecarga nas articulações. Por se tratar de um equipamento articulado e convergente, elas exigem do aluno mais equilíbrio e coordenação motora”, enfatiza o educador físico.

Os equipamentos da Hammer Strength, adquiridos pela Academia R2, trabalham peitoral, ombros, costas, coxas, entre outros membros. “Investimos cerca de R$ 80 mil reais na aquisição destas seis novas máquinas”, revela Colaço.

Serviço
Academia R2
Rua Bruno Veloso, 528, Boa Viagem, Recife – PE
Informações: (81) 3327.1437