quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Da Noi recebe chef Zoroastro Passos durante Festival Gastronômico de PE

O Da Noi Risotteria & Ristorante abre suas portas, entre os dias 15 a 17 de outubro, para o talento do chef mineiro Zoroastro Passos. A visita faz parte da programação da 8ª edição do Festival Gastronômico de Pernambuco, que, neste ano, homenageia a refinada cozinha francesa com o tema “Ano da França no Brasil”, reunindo 27 chefs convidados de todo o País para atuar em 27 restaurantes do Recife, Jaboatão, Olinda, Ipojuca e Fernando de Noronha.

A incumbência de Passos - que comanda o Restaurante Feliz, desde 1998, em Belo Horizonte, sendo um dos mais respeitados nomes da gastronomia mineira - será imprimir a culinária da França à cozinha do restaurante pernambucano de culinária tipicamente italiana Da Noi. Para isso, o cardápio montado pelo chef reserva para a entrada carpaccio de abrobinha e lagosta gremollata. Já como prato principal, costeletas de cordeiro em crosta com risoto aos três cogumelos. A sobremesa fica por conta do cone crocante de amêndoa recheado com creme de gianduia e acompanhado com sorvete de creme e frutas vermelhas.

O Da Noi está localizado na Av. Domingos Ferreira, 2377, Boa Viagem. A casa funciona a partir das 19h. Informações e reservas pelo telefone (81) 3326.4495.

Chef convidado – Oitavo filho de uma família apaixonada pela boa mesa, Zoroastro Passos é o que se chama de chefe autodidata. Ainda na adolescência foi quando surgiu o interesse pela gastronomia; e por meio de experimentações e troca de experiências em especial com sua avó Dona Bijou e sua cunhada Mariângela – duas cozinheiras de mãos cheias -, ele deu seus primeiros passos na arte de cozinhar.

A partir daí, sua curiosidade foi sendo saciada com muita leitura e participações em jantares, ora cozinhado, ora visitando os mais diversos restaurantes. Até que em 1989, Passos, que conciliava o amor pela culinária com a carreira na área de informática, abandona a área de TI e monta seu primeiro restaurante: o Mezzogiorno. A casa foi uma das pioneiras no setor de self-service a quilo no País e grande sucesso de público.

Dois anos depois, atraído pelo glamour da noite, o chef inaugura o Vila da Serra, restaurante e scotch bar, referência de qualidade de música e gastronomia na inexplorada região de Nova Lima, área que se tornou uma das mais valorizadas da Grande BH. Em 1998, finalmente abre o Restaurante Feliz, com a proposta de transparência total, integrando a cozinha ao salão. O espaço, além de cair no gosto do público, foi sucesso de crítica, rendendo ao chef o 2º lugar no prêmio de Chefe Revelação da Revista Gula, em 2005. Passos ainda, à convite do governo de Minas Geras, representou a gastronomia do Estado em Lisboa (Portugal) no lançamento do programa Viva Minas e participou, neste ano, de duas edições do Festival BH Sabor e Arte.

Serviço
Da Noi – Risotteria & Ristorante
8º Festival Gastronômico de Pernambuco
Avenida Domingos Ferreira, 2377, Boa Viagem, Recife – PE
De 15 a 17 de outubro
A partir das 19h
Informações e reserva: (81) 3326.4495