sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Minas Gerais e os BRIC’s: seminário discute oportunidades de negócios

Os países emergentes que formam o BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China, ao contrário do que muitos pensam, não compõem um bloco econômico, eles compartilham índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas, como  economia estabilizada recentemente, situação política estável, níveis de produção e exportação em crescimento, boas reservas de recursos minerais, entre outros.

Juntos, representam uma força global poderosíssima: mais de 40% da população mundial e um PIB de mais de 85 trilhões de dólares. Segundo o banco norte-americano de investimentos Goldman Sachs, até 2050, as economias dos quatro países juntos superarão os países mais ricos do mundo atualmente, EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.

Para falar sobre o estreitamento das relações comerciais e das oportunidades de negócios entre os BRIC’s, o Brasil e Minas Gerais, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC) realiza nesta sexta-feira, 23 de outubro, entre 8h30 e 12h15, o seminário “Minas Gerais e os BRIC’s”, no Auditório do CDL

Programação - A primeira palestra, às 9h15, será conduzida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Sérgio Barroso, com o tema “Relações Comerciais do Estado de Minas Gerais com Rússia, Índia e China”.

Às 9h45, é a vez do Diretor da Câmara Chinesa, Jayme Martins, falar sobre “Oportunidades de negócios com a China nos setores voltados para o Estado de Minas Gerais e o papel da Câmara Chinesa na fomentação dos negócios entre o Brasil e a China”.

Após breve intervalo, às 10h45, a palestra será com o Vice-Presidente da Câmara Indiana, Leonardo Ananda Gomes, e o tema “Oportunidades de negócios com a Índia nos setores voltados para o Estado de Minas Gerais e o papel da Câmara Indiana na fomentação dos negócios entre o Brasil e a Índia”.

Para fechar o evento, às 11h30, o presidente da Câmara Russa, Gilberto F. Ramos, apresenta as “Oportunidades de negócios com a Rússia nos setores voltados para o Estado de Minas Gerais e o papel da Câmara Russa na fomentação dos negócios entre o Brasil e a China”. O encerramento do evento será às 12h15.

O seminário tem o patrocínio do escritório Manucci Advogados e conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Índia Brasil; Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil Rússia e a Amcham Belo Horizonte.  

Inscrições e informações sobre a palestra com Elisa Pernisa, na Câmara Chinesa, pelo telefone (31) 2552.7414.